Sob o comando de Pezzolano, o Cruzeiro tem conseguido quebrar algumas marcas importantes nesta temporada. Nesta quinta-feira (23), contra o Fluminense, no Maracanã, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o time poderá ajudar a equilibrar um pouco mais seu retrospecto  diante do Tricolor carioca.

Até aqui, as duas equipes se enfrentaram 83 vezes, com 26 vitórias do Cruzeiro, 22 empates e 35 vitórias do Fluminense. Nestas partidas, a Raposa balançou as redes 114 vezes, mas sofreu 129 gols.

A 'distância' entre os resultados das equipes aumenta quando consideramos apenas os confrontos disputados no Maracanã. Em 28 partidas no mítico estádio, foram apenas seis vitórias celestes, dez empates e 12 vitórias do Tricolor. Nestes confrontos, o Cruzeiro fez 29 gols, mas sofreu 39.

Já nos confrontos pela Copa do Brasil, o Cruzeiro ainda não conseguiu vencer o Fluminense no tempo regulamentar, mas já eliminou o adversário carioca da competição.

As equipes tiveram seus caminhos cruzados na Copa do Brasil em duas oportunidades (2006 e 2019), com dois empates e duas vitórias do Tricolor.

Nas quartas de final de 2006, no duelo de ida, no Mineirão, o Fluminense venceu por 3 a 2, com gols de Petkovic e Lenny (2). Wagner e Élber marcaram para a Raposa. No duelo de volta, o Flu voltou a vencer, com um gol de Marcelo, e avançou às semifinais.

Já nas oitavas de final da competição em 2019, o Cruzeiro "deu o troco", em um confronto marcado por emoção até o último minuto das partidas, com direito até a golaço.

No duelo de ida, no Maracanã, Pedro Rocha abriu o placar para o Cruzeiro, mas o garoto João Pedro empatou aos 48 do segundo tempo. Na partida de volta, no Mineirão, novo empate. De pênalti, Ganso abriu o placar. Thiago Neves fez dois gols para decretar a virada, mas João Pedro, de novo, empatou aos 51 da segunda etapa, de bicicleta.

Mas o brilho do prata da casa do Fluminense acabaria ofuscado minutos depois. Na disputa de pênaltis, o Cruzeiro venceu por 3 a 1, com Fábio defendendo a cobrança de João Pedro.

Só que desta vez o goleiro estará em campo do outro lado. Será a primeira vez que o ídolo da torcida celeste enfrentará a Raposa desde que deixou o clube no início deste ano.