Classificado à semifinal da Copa do Brasil e também às quartas de final da Copa Libertadores. O saldo do Cruzeiro foi positivo no mês de agosto, mesmo que alguns períodos de instabilidade tenham se colocado no caminho celeste. Neste domingo (2), contra o Internacional, às 19h, no Mineirão, pela 22ª rodada do Brasileiro, a Raposa inicia uma nova jornada: o projeto “setembro azul”, um plano que Mano Menezes faz questão de encabeçar.
“Depois de um agosto tenebroso, esperamos um setembro azul. Vamos atrás disso, vamos trabalhar para isso. Temos um ditado no Rio Grande do Sul que diz ‘quem corre por gosto não cansa’. Vamos saborear isso, dar o melhor que nós temos para continuar fazendo jogos importantes nas três competições que nós temos”, avaliou o técnico Mano Menezes.
Encostado no G-6, com 30 pontos, o Cruzeiro quer aproveitar a maré para chegar ao bolo dos líderes do Campeonato Brasileiro. Vencer o Internacional nessa noite torna-se uma obsessão, justamente porque o time colorado ostenta 42 pontos e briga diretamente com o São Paulo pela ponta da tabela.
“A hora é agora, fizemos uma vitória dentro de casa frente ao Fluminense, não vencíamos há bastante tempo, e é agora que temos que fazer essa pontuação necessária para ficar na turma da frente. Este é o nosso objetivo no Campeonato Brasileiro”, disse Mano.
Segurança. Para executar a o plano “setembro azul”, que vai colocar a partir deste domingo (2) nove jogos no caminho do Cruzeiro, Mano conta com um jogador em especial: o zagueiro Léo. Diante do Flamengo, na Libertadores, o defensor fez sua melhor partida na temporada. A firmeza a cada lance foi destacada até por Mano Menezes, que não gosta de externar e individualizar atuações de jogadores.
“Fico feliz de ver um jogador tão abnegado como o Léo. É um profissional espetacular e ele sabe disso. Mereceu ser escolhido pelos jornalistas (como o melhor em campo) e ter este tipo de reconhecimento”, apontou o técnico do Cruzeiro.
Na atual temporada, Léo entrou em campo em 39 partidas e balançou as redes uma vez, na vitória sobre o Vasco por 4 a 0, em São Januário, pela fase de grupos da Copa Libertadores. Léo já é o 26º jogador que mais vestiu a camisa do Cruzeiro, com 315 partidas. Dos 30 nomes desta seleta lista, apenas quatro são zagueiros.
No Brasileiro, o defensor é o atleta do Cruzeiro com o maior número de rebatidas: são 112, doze a mais que o companheiro Dedé. Uma atuação firme do atleta pode ser o passaporte para melhorar as estatísticas defensivas do time no Brasileiro. São 12 jogos consecutivos sofrendo gols no torneio nacional. A última partida que o time não tomou um gol foi contra o Ceará, na nona rodada, uma vitória por 1 a 0. Mais do que o poder de rebatidas, Léo, assim como mostrou contra o Fla, terá que superar-se no quesito recuperação de bola.
O Internacional já balançou as redes em 28 oportunidades e possui um ímpeto ofensivo sustentado pelos contra-ataques. “O Internacional marca bastante, tem um meio-campo muito forte, esse meio-campo propicia uma estabilidade para a equipe que, depois da retomada da bola, está sempre muito pronto para contra-atacar rápido com jogadores com características para chegar à frente e fazer os gols que estão fazendo”, avaliou o técnico cruzeirense.
Desempenho em casa no mata-mata não preocupa
Muito se discutiu após a classificação do Cruzeiro sobre o Flamengo que o time não vem regulando nos confrontos decisivos no Mineirão. Em três disputas de mata-mata, o time empatou com o Atlético-PR por 1 a 1, pelas oitavas da Copa do Brasil; perdeu para o Santos por 2 a 1, nas quartas do torneio nacional; e voltou a perder para o Flamengo por 1 a 0, dessa feita pelas oitavas da Libertadores.
Apesar das críticas, Mano tratou de lembrar o que o time fez quando esteve pressionado. “O torcedor pode ficar tranquilo que se tiver que virar dentro de casa nós vamos fazer como fizemos na final do Mineiro, como fizemos contra a Universidad de Chile, contra o Racing-ARG. Calma aí que a gente está preparado”, garantiu o treinador.
Time mira sequência de vitórias para embalar de vez
Antes dos desafios pela semifinal da Copa do Brasil, no dia 12 de setembro, contra o Palmeiras, em São Paulo, e também pelas quartas de final da Copa Libertadores, no dia 19, contra o Boca Juniors, em Buenos Aires, o Cruzeiro tem uma sequência de três jogos pelo Campeonato Brasileiro, duelos contra Internacional, Botafogo e Sport.
Vencer estes três desafios poderia igualar a maior sequência do clube na competição, quando o time permaneceu entre a sétima e a 10ª rodada imbatível, com triunfos frente Santos, Palmeiras e Ceará.
De acordo com o departamento de matemática da UFMG, a condição do Cruzeiro, que hoje ostenta 30 pontos conquistados no torneio, garante ao time uma probabilidade de classificação à próxima Libertadores via G-6 do Campeonato Brasileiro de 24,9%.
Com a boa fase nas Copas comprovada, o Cruzeiro passa a mirar também um aproveitamento melhor no returno do Brasileiro. O que garante esta tranquilidade para Mano Menezes em termos de rendimento é a maturidade que o time vem apresentando a cada novo desafio na temporada.
“Sabemos que podemos melhorar, mas o que nos deixa confiantes é saber que temos potencial de melhora em termos de maturidade. Temos que aproveitar esses momentos”, finalizou o técnico Mano Menezes.
Treino. O Cruzeiro está pronto desde esse sábado (1) para enfrentar o Internacional. Mas isso só na mente do técnico Mano Menezes. O último treino, realizado na manhã de sábado, mais uma vez foi fechado à imprensa. O treinador celeste não contará com o lateral-esquerdo Marcelo Hermes e os meias Lucas Romero e Robinho.
Baixas. Marcelo Hermes cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo recebido na vitória sobre o Fluminense, por 2 x 1, na rodada anterior do Nacional. Robinho ficará de fora por causa da intensa sequência de jogos que atravessou. Já Lucas Romero se recupera de um trauma no joelho direito e um desconforto muscular na coxa esquerda.
Foco. Para o lateral-esquerdo Egídio, a classificação na Libertadores já ficou para trás e o time precisa voltar as atenções para o Nacional. “Temos esse jogo em casa e, no Mineirão, precisamos fazer o nosso papel e conquistar a vitória. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil porque o Inter está fazendo um bom campeonato”, alertou.
Mais Lidas
-
Cruzeiro contrata meia sérvio que atuou em Portugal
-
Gabigol está de saída do Cruzeiro? O que sabemos sobre o assunto
-
Os classificados e os confrontos das quartas da Sul-Americana
-
Cruzeiro emite nota repudiando atitudes de jornalistas
-
O TEMPO Sports | Notícias sobre o futebol, Atlético MG, Cruzeiro, vôlei e mais