Neste sábado (21) o Cruzeiro enfrenta o Patrocinense pela 14ª vez em sua história. A equipe celeste espera aproveitar o retrospecto positivo diante da Águia para estrear com vitória no Campeonato Mineiro. A bola rola às 19h, no estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.

O primeiro confronto entre as equipes foi em agosto de 1991. A partida, válida pelo Estadual, terminou empatada por 0 a 0. Um mês depois, os dois times voltaram a se encontrar e a Raposa levou a melhor, vitória por 1 a 0.

No ano seguinte o cenário se repetiu: empate no primeiro jogo (1x1) e triunfo celeste no segundo (2X0). Já em 1994, o Cruzeiro conquistou duas vitórias diante do Patrocinense: 2x1 e 1x0. Depois os dois clubes só voltaram a se enfrentar em 2018. Naquele ano a Raposa manteve a invencibilidade com um empate (1x1) e uma vitória (2x0).

Em 2019, a equipe celeste conquistou o primeiro placar elástico do duelo. Na primeira partida do ano, garantiu uma vitória por 1 a 0, mas quando os times voltaram a se encontrar, o Cruzeiro aplicou uma goleada de 5 a 0.

Já em fevereiro de 2020, mais uma vez o time celeste manteve o bom retrospecto, com um empate (1x1) e uma vitória (3x0). No ano seguinte, Cruzeiro e Patrocinense mediram forças apenas uma vez, e o clube estrelado venceu por 4 a 0. 

A única vitória do time de Patrocínio foi no ano passado, quando o técnico Paulo Pezzolano, na última rodada da fase classificatória, poupou os titulares. Com isso, o Patrocinense acabou levando a melhor no confronto: 2x1.

Em 14 partidas entre os clubes, o Cruzeiro venceu nove, empatou quatro e perdeu apenas uma.