Após ser vetado durante o aquecimento da partida do Cruzeiro nesta quarta-feira (20) diante do CSA, em Maceió (empate em 1 a 1), pela 19ª rodada da Série B, o atacante Rafa Silva será reavaliado pelo departamento médico celeste e pode voltar a desfalcar a equipe diante do Bahia no sábado (23), na abertura do returno da competição.

Rafa Silva estava escalado por Pezzolano para começar o duelo contra o CSA. Ele chegou a ir a campo com os demais jogadores, mas sentiu dores na coxa durante o aquecimento e foi vetado. O prata da casa Breno acabou sendo o titular.

Rafa Silva já vinha sofrendo com lesões no Cruzeiro. Ele chegou a desfalcar o time em quatro partidas da Série B em função de um incômodo no pé direito.

Ciente da condição do atacante - e também de sua importância para a equipe -, o técnico Paulo Pezzolano destacou que é preciso ter cautela para não precipitar as coisas e poder contar com Rafa Silva até o final da temporada.

"Ele sentiu um incômodo enquanto aquecia e não dava para começar jogando. Vamos ver como vai evoluir. Sabemos que ele vem de dois anos sem atuar, mas sabemos o que ele pode dar, a qualidade que tem. Todos queremos vê-lo dentro de campo. Mas precisamos respeitar o tempo. Ele está colocando muito coração, dia a dia, mas ele tem essa lesão. Vamos seguir devagar, ajudá-lo de novo, porque a equipe necessita", afirmou o treinador uruguaio.

Os dois anos citados por Pezzolano se referem ao período em que Rafa Silva esteve no futebol chinês. Na primeira temporada, as disputas foram paralisadas em função da pandemia do coronavírus. No ano seguinte, o jogador acabou se contundindo e seguiu afastado das atividades.

Rafa Silva havia retornado aos jogos do Cruzeiro durante a derrota de 3 a 0 para o Fluminense, no dia 12 de julho, no duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Já na última rodada da Série B, foi acionado por Pezzolano no segundo tempo e marcou o gol da vitória de 2 a 1 sobre o Novorizontino, no Mineirão.