Na reapresentação dos jogadores do Cruzeiro nesta segunda-feira (30), na Toca da Raposa 2, após a vitória sobre o Criciúma, no Sul do país, a novidade foi a presença do armador Daniel Jr. Em função do impasse para a renovação do contrato, na semana passada o jogador havia sido colocado para treinar com a equipe sub-20.
Antes de ser "afastado" pelo clube das atividades do grupo profissional, Daniel Jr havia sido titular diante do Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife (vitória por 1 a 0), e teve boa atuação.
Depois, enquanto a negociação do contrato não era fechada, Daniel Jr acabou ficando fora das partidas contra Sampaio Corrêa (2 a 0) e Criciúma (1 a 0), pela Série B do Brasileiro.
Na última quarta-feira (25), o jogador teve seu contrato renovado, mas, como não havia sequer treinado com o grupo, não pode fazer parte da delegação que viajou pra Criciúma.
Daniel Jr ainda tinha salário compatível com o da época em que atuava no sub-20 (por volta de R$ 6 mil). Alegando que o armador não podia mais ser visto como um jogador de base, Diogo Silva, empresário do jogador, queria a "readequação" do contrato.
Após um impasse inicial, as duas partes entraram em acordo e Daniel Jr assinou novo vínculo até 2025. As bases salariais não foram divulgadas.
Havia o temor de que se repetisse com Daniel Jr o que ocorreu com o atacante Vítor Roque: o Athlético-PR depositou o valor da multa rescisória em juízo e conseguiu efetivar a transferência do jogador.
A multa rescisória de um jogador para o mercado nacional é calculada com base em seu salário (multiplicado por 2 mil). Desta forma, quanto mais baixos forem os vencimentos, menor a multa.
Pelo time principal do Cruzeiro, Daniel Jr vinha ganhando mais oportunidades com o técnico Paulo Pezzolano: ele participou de 17 partidas, tendo anotado dois gols.
Com 22 pontos, o Cruzeiro é líder isolado da Série B do Brasileiro. O próximo adversário é o Operário, na próxima sexta-feira (4), no estádio Germano Krugger, em Ponta Grossa. A equipe paranaense é a sétima colocada da competição, com 12 pontos (três vitórias, três empates e três derrotas).