O Atlético entra em campo nesta quarta (6) para confirmar a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, às 21h30, na Arena MRV, mas também para manter um curioso tabu na competição. Sempre que um mineiro eliminou o rubro-negro carioca, essa equipe acabou campeã. O Galo venceu o jogo de ida, na semana passada, por 1 a 0, no Maracanã, e joga pelo empate para seguir na competição.

O próprio Atlético tem no currículo uma conquista de Copa do Brasil na qual passou pelo Flamengo no caminho. Em 2014, nas semifinais, o time carioca fez 2 a 0 na ida, no Rio, mas o Galo fez 4 a 1 na partida da volta e se garantiu na final da competição, que conquistaria após derrotar o Cruzeiro.

Leia mais: Sorteio das quartas de final da Copa do Brasil já tem data e horário definidos; confira

Por outro lado, o Flamengo, sempre que eliminou o Atlético na Copa do Brasil, levou a taça. Em 2006, nas quartas de final, com uma vitória por 4 a 1 e um empate em 0 a 0, nas oitavas de 2022 (vitória atleticana por 2 a 1 e triunfo flamenguista por 2 a 0) e na final de 2024, com duas vitórias do Flamengo (3 a 1 e 1 a 0).

Se o Galo ganhou uma Copa do Brasil depois de despachar o Flamengo pelo caminho, o Cruzeiro tem, no currículo, três conquistas nas quais eliminou o time carioca. Em 1996, na semifinal, o clube estrelado empatou duas vezes com o Flamengo (1 a 1 e 0 a 0) e levou vantagem pelo gol marcado fora de casa, regra da época.

Leia mais: Atlético x Flamengo na Arena MRV: como ir e detalhes sobre serviço de mobilidade para o estádio

Já em 2003 e em 2017, Cruzeiro e Flamengo decidiram a Copa do Brasil. Em 2003, a equipe mineira empatou no Rio (1 a 1) e venceu em BH (3 a 1), enquanto que, em 2017, foram dois empates (1 a 1 e 0 a 0), com vitória cruzeirense nos pênaltis.

Em 1995, o Flamengo eliminou o Cruzeiro nas quartas de final, com uma vitória em Belo Horizonte por 1 a 0 e um empate no Rio em 1 a 1. Porém, o clube carioca parou nas semifinais, eliminado pelo Grêmio - foi a única vez que o rubro-negro eliminou um mineiro e não foi campeão.

Além de Atlético e Cruzeiro, o Flamengo enfrentou mais uma equipe de Minas Gerais na história da Copa do Brasil, criada em 1989: o Ipatinga, sensação do torneio em 2006. O time carioca, depois de eliminar o Galo nas quartas de final, despachou o clube do Vale do Aço nas semifinais e acabou campeão em cima do Vasco.