Com a arbitragem ainda sob os holofotes, após erros cometidos contra a Raposa em duelos da Série B e da Copa do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou o catarinense Bráulio da Silva Machado para apitar a partida entre Cruzeiro e Novorizontino, domingo (17), às 16h, no Mineirão, pela 18ª rodada da Série B do Brasileiro.

Bráulio Machado comandou o jogo entre Botafogo e América, na noite desta quinta (14), no duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil (vitória do Coelho por 2 a 0).

Para a partida de domingo, ele terá como auxiliares o catarinense Kléber Lúcio Gil e o matogrossense Eduardo Gonçalves da Cruz. O VAR ficará a cargo do pernambucano Gilberto Rodrigues Costa Júnior.

Até aqui, Bráulio Machado já apitou seis jogos do Cruzeiro. E o time celeste não perdeu nenhum: foram três vitórias e três empates, entre eles um 1 a 1 com o arquirrival Atlético pelo Brasileirão de 2016.

Sua última atuação em um jogo do Cruzeiro foi no Brasileirão de 2019, no empate em 0 a 0 com o Ceará, no Castelão.

 Nesta semana, a diretoria do Cruzeiro protocolou uma reclamação oficial na CBF em função do erro cometido na análise do VAR durante a partida contra o Ituano, no dia 5 de julho.

Naquela ocasião, a arbitragem acabou anulando um gol de Edu, alegando impedimento. Entretanto, na hora de frisar a imagem para determinar as linhas dos defensores da equipe paulista, os responsáveis pelo VAR acabaram marcando o jogador errado.

O Cruzeiro também criticou a atuação do juiz Raphael Claus durante a partida contra o Fluminense, no Mineirão, pelo duelo de volta da Copa do Brasil. Naquela partida, Pezzolano acabou expulso ainda no primeiro tempo ao reclamar dos critérios da arbitragem.