O dono do apito na disputa entre Cruzeiro e River, na noite de hoje, no Mineirão, será o chileno Roberto Tobar, de 41 anos, o mesmo que apitou a final da Copa América entre Brasil e Peru. O árbitro tem algumas polêmicas em seu histórico e uma história para lá de curiosa, quando se machucou num curso de capacitação do VAR antes das quartas de final da Copa Libertadores da América de 2017.

Na atual edição do torneio continental, ele já apitou cinco partidas. A última delas foi o 0 a 0 entre San Lorenzo-ARG e Cerro Porteño-PAR também pelas oitavas de final. E ele não economizou nos cartões. Foram 10 amarelos e um vermelho aplicado aos atletas dos times argentinos e paraguaios. Só para o Cerro Porteño foram oito amarelos e um vermelho. 

Tobar é engenheiro de gestão em informática e foi nomeado árbitro FIFA em 2011. Além da final da Copa América, ele apitou o segundo jogo da decisão da Recopa Sul-Americana entre River e Athletico Paranaense, e ele também foi o responsável pela condução da primeiro jogo da final da Libertadores de 2018, entre River Plate e Boca Juniors, disputado em La Bombonera.