Além do reencontro com o goleiro Fábio, o confronto entre Fluminense e Cruzeiro nesta quinta-feira (23), no Maracanã, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, terá também um 'duelo de artilheiros': Edu pela Raposa e Cano pelo Fluminense. E qual deles chega em melhor fase para o confronto? O Tempo Sports analisou o desempenho de cada um dos matadores. Confira:
Número de gols
Em número absolutos, Cano leva vantagem sobre Edu. O artilheiro do Tricolor já balançou as redes 22 vezes nesta temporada, enquanto o goleador celeste fez 16 gols até aqui.
Média de gols
Se em números absolutos, o argentino leva a melhor, a média de gols de Edu é superior, já que participou de menos jogos: enquanto o cruzeirense tem média de 0,66 gols por jogo, Cano tem média de 0,56.
Gols na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, Edu tem o dobro de gols que Cano. E mesmo tendo participado de menos jogos. O artilheiro cruzeirense marcou quatro gols em três partidas. Já o centroavante do Fluminense tem apenas dois gols na competição.
Assistências
'Matadores' por definição, Cano e Edu não têm nas assistências o seu ponto forte. Até o momento, o cruzeirense deu apenas uma assistência na temporada (para o gol de Luvannor na vitória de 1 a 0 sobre o Londrina). Já Cano prestou duas assistências a seus companheiros até o momento.
Condição física
Apesar de ser um pouco mais velho (34 anos) do que Edu (29 anos), a condição física de Cano pode ser considerada um pouco melhor. Até o momento, o jogador participou da maioria das partidas do Fluminense no ano. Em alguns momentos, foi apenas 'poupado', em função da sequência puxada de jogos. Já Edu sofreu com lesões musculares, tendo ficado de fora de sete partidas da Raposa, sendo que em apenas uma delas foi 'poupado'.
Artilharia do Brasil
No momento, Cano é o segundo colocado na lista de artilheiros do futebol brasileiro. Fica atrás apenas de Mário Sérgio, do Fluminense do Piauí (disputa a Série D), que marcou 24 gols até agora. Cano fez 22. Para efeito de comparação, veja quem aparece atrás nesta lista: Hulk (21), Raphael Veiga (18), Gabigol (17), Calleri (17) e Edu (16)
Taças na temporada
No quesito campeonato estadual, Cano acabou se dando melhor do que Edu. Foi uma das referências do Fluminense na conquista do título carioca. Já Cano acabou ficando com o vice-campeonato mineiro ao perder a decisão (em jogo único) para o Atlético.
Todos gols de Edu no ano
Série B: 5
Copa do Brasil: 4
Mineiro: 7
Total: 16
Todos gols de Cano no ano
Libertadores: 3
Sul-Americana: 3
Brasileirão: 7
Copa do Brasil: 2
Carioca: 7
Total: 22