Próximo adversário do Cruzeiro, sábado, às 11h, em Campinas, pela 17ª rodada da Série B, o Guarani conta em seu elenco com jogadores que já passaram pela Raposa, mas nenhum deles deve estar em campo para enfrentar o time celeste. Assim, a chamada 'lei do ex' não deve ter vez no estádio Brinco de Ouro da Princesa.
O lateral esquerdo Matheus Pereira e o atacante Bruno José foram emprestados pelo Cruzeiro ao Guarani. Desta forma, por força de contrato, não podem enfrentar o clube celeste.
Matheus Pereira, de 21 anos, é considerado titular do Guarani. Emprestado pela Raposa no ano passado, já fez 25 partidas pelo clube campineiro, marcando três gols e dando duas assistências. Revelado na base celeste, o lateral esquerdo estaria na mira de times portugueses, como Boavista e Vitela.
Bruno José, por sua vez, ainda não conseguiu conquistar a titularidade no Bugre. Emprestado pelo Cruzeiro no início de abril, o atacante já participou de 15 partidas pelo novo clube, tendo marcado um gol e dado uma assistência. Entretanto, em apenas quatro destes jogos pelo Guarani ele atuou os 90 minutos.
No Cruzeiro, no início do ano, chegou até a ter oportunidades como titular do time comandado pelo técnico Paulo Pezzolano, em especial durante a disputa do Campeonato Mineiro. Com o passar do tempo, acabou perdendo espaço no grupo e foi liberado para fechar sua transferência ao Guarani.
Outro jogador do Guarani que também já atuou pelo Cruzeiro é o meia Marcinho, que defendeu a Raposa no ano passado (32 jogos e dois gols). Após se recuperar de uma lesão muscular, Marcinho ainda está em processo de transição física. Desta forma, dificilmente terá condição de atuar diante do time celeste.
Do outro lado, o Cruzeiro também não poderá contar com um ex-jogador do Guarani: o lateral esquerdo Matheus Bidu. Emprestado pelo Bugre, o jogador também não pode atuar contra o seu ex-clube por força de contrato.
Com 38 pontos, o Cruzeiro é líder isolado da Série B e já abriu 15 pontos de 'folga' no G-4, pois o Criciúma, atual quinto colocado, soma 23 pontos. Já o Guarani é o vice-lanterna, com apenas 14 pontos.