Mesmo que Edu tenha marcado 14 gols pelo Cruzeiro na temporada, o técnico Paulo Pezzolano já afirmou em várias de suas coletivas que o 'craque' da equipe é o coletivo. Neste aspecto, a criação de jogadas para o artilheiro ganha ainda mais valor. E dois "recém-chegados" concorrem ao posto de 'garçom' da Raposa.

Em números absolutos, o lateral esquerdo Rafael Santos ainda é o líder de assistências da equipe em 2022, com cinco passes que acabaram resultando em gol.

Titular no início do ano e um dos jogadores mais acionados por Pezzolano na temporada, tendo participado de 26 das 28 partidas, Rafael Santos deu três assistências durante o Campeonato Mineiro: nos 3 a 0 sobre a URT na estreia, na vitória de 1 a 0 sobre o Athletic, fora de casa, na segunda rodada, e na finalíssima diante do Atlético (derrota por 3 a 1). 

Ele também contribuiu com um passe decisivo para gol nos 5 a 0 sobre o Sergipe, ainda pela primeira fase da Copa do Brasil, e  na vitória de 2 a 0 sobre a Chapecoense, também fora de casa.

O 'problema' para Rafael Santos é que, no decorrer da temporada, ele viu Matheus Bidu subir de produção e ganhar a concorrência interna pela posição. Nas últimas partidas, Pezzolano tem optado pelo ex-jogador do Guarani como titular da lateral esquerda. 

Com Rafael Santos tendo menos minutos em campo, outros jogadores contratados recentemente acabaram despontando como 'candidatos' ao posto de garçom na Raposa.

A melhor média neste quesito é do atacante Rafa Silva, que deu duas assistências em quatro partidas, ambas para gols de Edu. A primeira, diante do Remo, no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Independência. A segunda na vitória de 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, pela Série B, no Mineirão.

Outro que aparece bem cotado na média é o atacante Jajá, com duas assistências em nove partidas. O 'detalhe': as duas nos três últimos jogos. Uma delas para Rafa Silva na vitória sobre o Sampaio. A outra para o uruguaio Léo Pais nos 2 a 1 sobre o Operário, em Ponta Grossa, na última rodada da Série B.

No duelo desta quarta-feira (8), diante do CRB, às 19h, no Mineirão, Jajá deve seguir no time titular e terá a chance de ampliar seu 'aproveitamento' em relação as assistências.

Também relacionados por Pezzolano para a partida, Rafa Silva e Rafael Santos devem começar como opções no banco de reservas.

Com 25 pontos em 10 rodadas (oito vitórias, um empate e uma derrota), o Cruzeiro é líder isolado da Série B do Brasileiro. Caso vença o CRB nesta noite, quebrará o recorde de melhor início na história da competição desde 2006, quando o torneio passou a ser disputado no formato de pontos corridos.


Os 'garçons' da Raposa em 2022: 
5 assistências: Rafael Santos (26 jogos)

3 assistências:  Canesin (16 jogos) e Waguininho (19 jogos)

2 assistências: Rafa Silva (4 jogos), Thiago* (8 jogos), Jajá (9 jogos), Bruno José* (9 jogos), João Paulo (16 jogos) e  Adriano (19 jogos)

1 assistência:  Vitor Leque (8 jogos), Zé Ivaldo (9 jogos), Bidu (15 jogos), Geovane (17 jogos), Daniel Jr (17 jogos), Edu (21 jogos) e Brock (24 jogos)
* Já deixaram o Cruzeiro