O Mineirão vai completar no próximo mês de setembro 57 anos e nunca, até o último mês de junho, tinha recebido uma partida profissional de futebol masculino com um trio de arbitragem feminino. Mas o mês de julho começou com uma novidade: na sexta-feira, dia 1º, o estádio, pela primeira vez, teve um trio totalmente feminino comandando um jogo entre os homens. A novidade foi compartilhada pelo estádio em suas redes sociais.

A partida entre Cruzeiro e Vila Nova-GO, pela Série B do Brasileirão, vencida pela equipe estrelada por 2 a 0, teve o comando de Edina Alves Batista, que foi auxiliada por Neuza Ines Back e Leila Naiara Moreira da Cruz. Todas as três pertencem ao quadro da Fifa.

Edina é a primeira ábritra a comandar uma partida masculina profissional da Fifa. No Mundial de Clubes de 2021, ela comandou o encontro entre Ulsan Hyundai e Al Duhail, do Catar, que definia o quinto lugar da competição. Na ocasião ela também foi acompanhada por outras duas mulheres, Neuza Ines Back e Mariana de Almeida, da Argentina.