O fantasma do rebaixamento ronda o Cruzeiro desde o início do Brasileirão, que foi bem ruim. Instável, a Raposa passou na mão de quatro técnicos, mas não conseguiu, ainda assim, encontrar o rumo do bom futebol e escapar da degola. Abaixo, você confere a evolução da tabela ao longo das 38 jornadas do Brasileirão e os sete pontos capitais que culminaram na queda.
9ª rodada - PELA PRIMEIRA VEZ NO Z-4
No último jogo da equipe antes da parada para a Copa América, a Raposa mostrou um futebol aquém do esperado e foi derrotada pelo Fortaleza por 2 a 1, chegando a oito jogos sem vitória e, pela primeira vez, ao Z-4.
13ª rodada - ADEUS, MANO
Após uma sequência ruim, que incluiu derrota para o Atlético, no Brasileiro, e para o Inter, na ida da semifinal de final da Copa do Brasil, o técnico Mano Menezes deixou o comando da Raposa.
18ª rodada - PIOR DERROTA EM CASA E SEQUÊNCIA RUIM
O Cruzeiro foi derrotado por 4 a 1 pelo Grêmio, em pleno Independência, naquele que foi seu pior revés em casa. A partir da jornada sequinte, a Raposa amargou sua maior sequência na zona da degola, permanecendo até a 28ª rodada.
21ª rodada - QUEDA DE CENI
O técnico Rogério Ceni não suportou o empate sem gols contra o Ceará e o clima interno ruim e deixou o comando da Raposa.
22ª rodada - CHEGA ABEL BRAGA
Em sua estreia no comando da Raposa, Abel Braga não conseguiu evitar o revés e o Cruzeiro acabou sendo derrotado por 1 a 0 pelo time esmeraldino.
35ª RODADA - CAI ABEL
O técnico Abel Braga não suportou a derrota em casa por 1 a 0 para o CSA e foi demitido do cargo. Em seu lugar, chegou Adilson Batista.
37ª rodada - O FANTASMA CADA VEZ MAIS PRÓXIMO
A Raposa voltou a jogar aquém do esperado e foi derrotada pelo Grêmio por 2 a 0, perdendo a chance de depender apenas de si para ficar na Série A.