Após um intervalo de quase três anos, o Cruzeiro voltará a medir forças com o Fluminense nesta quinta-feira (23), no Maracanã, no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. E dos 14 jogadores que entraram em campo no último confronto contra o Tricolor carioca, nenhum se encontra mais no elenco celeste.
O último confronto entre as equipes foi no dia 9 de outubro de 2019, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida era a terceira da equipe sob o comando do técnico Abel Braga, contratado pelo clube em substituição a Rogério Ceni, com a missão de tentar evitar o rebaixamento da equipe.
Para aquela partida, no Mineirão, Abel escalou o Cruzeiro com Fábio; Edílson, Dedé, Fabrício Bruno e Egídio, Henrique, Jádson e Robinho (Maurício): Sassá (Vinícius Popó), Fred e David (Marquinhos Gabriel).
No decorrer da partida, promoveu as entradas de Maurício no lugar de Robinho, Vinícius Popó na vaga de Sassá e Marquinhos Gabriel no posto de David. Mesmo com as mudanças, o time não conseguiu sair do 0 a 0.
Do grupo atual do Cruzeiro, apenas o volante Adriano e o lateral esquerdo Rafael Santos, prata da casa, também foram comandados por Abel Braga naquela temporada. Entretanto, na partida contra o Fluminense, eles ficaram apenas no banco de reservas.
Com Abel Braga o Cruzeiro até ficou 11 jogos sem perder, mas a grande quantidade de empates (7) e o baixo número de gols fizeram com que ele fosse demitido após a derrota para o CSA por 1 a 0. Ao final da competição, o time celeste acabaria rebaixado.