A janela de julho se abre no próximo dia 18, mas o Cruzeiro vem se movimentando no mercado para reforçar o elenco para a sequência da temporada e a consequente conclusões da disputa da Copa do Brasil e também do Campeonato Brasileiro da Série B. Diferentemente das últimas temporadas, o time, mais uma vez, vem mostrando um perfil comedido e com contratações pontuais para o plantel.
Nesta janela, até o momento, destaca-se a contratação de jogadores jovens. Já são quatro nomes, incluindo Fernando Henrique, volante que pertence ao Grêmio, e que ainda busca um acerto após o clube gaúcho recuar no acordo de empréstimo firmado até o fim de 2023. Ele tem 21 anos. O mais velho desta leva, que conta com o zagueiro Luís Felipe (vindo do PSV, de 21 anos) e o lateral-esquerdo Marquinhos Ciprino (que pertence ao Shakthar Donetsk, da Ucrânia, de 23 anos), é o atacante Bruno Rodrigues, de 25 anos, que estava no Famalicão, de Portugal.
A afirmação de um elenco jovem também conta com o retorno do atacante Stênio, de 19 amos, que estava no Torino, da Itália, e adquiriu experiência no futebol europeu. Esta é a nova dinâmica do departamento de futebol estrelado, que tem também atraído a confiança de empresários e jogadores, confiantes no projeto apresentado por Ronaldo e sua equipe, além do momento da Raposa, garantindo salários em dia e em ótima fase em campo, na liderança isolada da Série B.
Este é o caso, por exemplo, de Marcelo Pacheco, agente de Fernando Henrique, do Grêmio. O empresário vem lutando para que o acordo inicialmente firmado com a Raposa seja cumprido, empréstimo até o fim de 2023, com possibilidade de compra ao término desta e da próxima temporada.
"O Cruzeiro tem hoje profissionais muito qualificados dentro de sua gestão e que estão atentos a talentos e jogadores de qualidade dentro do mercado. São pessoas que fazem um mapeamento profundo do futebol e estão sempre em busca de oportunidades", disse Marcelo, em contato com O TEMPO Sports.
"É uma outra realidade. O que aconteceu no passado, ficou no passado. Hoje o Cruzeiro tem profissionais muito sérios e que vêm fazendo um trabalho de análise bastante profundo", acrescentou o agente.
Depois do término do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro foi ao mercado para reforçar o elenco com os goleiros Gabriel Brazão e Gabriel Mesquita; o zagueiro Zé Ivaldo; os meio-campistas Neto Moura e Leonardo Pais, além dos atacantes Luvannor, Jajá, Rafael Silva e Rodolfo. Excetuando os arqueiros, todos os outros atletas vêm recebendo oportunidades e alguns deles se firmaram no elenco, como os casos de Zé Ivaldo, Neto Moura e Jajá.
A gestão de Ronaldo tem priorizado reforços modestos, mas precisos e que têm características de polivalência, algo pedido pelo técnico Paulo Pezzolano, que tem conseguido aglutinar o elenco dentro de sua filosofia de jogo. Além disso, o projeto vem sendo importante no acerto com esses jovens nomes, como foi o caso de Marquinhos Cipriano, lateral-esquerdo revelado pelo São Paulo, que decidiu pelo acerto encaminhado com o time celeste. Sem estrelas, mas com um coletivo forte, o Cruzeiro vai trilhando seu caminho para concretizar o tão desejado sonho do torcedor: o retorno à Série A.