Com excelente campanha na Série B do Brasileiro e tendo 100% de aproveitamento como mandante, o Cruzeiro pode cravar outra marca importante na competição: se vencer seus dois próximos jogos no Mineirão, contra Sport, nesta terça-feira (28), e Vila Nova, na sexta (1º), o time celeste já se garantirá no G-4 no mínimo até o final do turno, mesmo após  apenas 15 jogos.

A conta é simples. Caso supere Sport e Vila Nova, o Cruzeiro chegaria aos 37 pontos em 15 partidas. Hoje, o atual 5º colocado é o Sport, que tem 21 pontos. Mas como faz o confronto direto com a Raposa e depois tem mais quatro partidas até o final do turno, chegaria 'apenas' aos 33 pontos.

Como há equipes com jogos atrasados, assim como o próprio Cruzeiro (confronto com Ituano foi transferido para 5 de julho), é preciso levar em conta também a possibilidade, mesmo que remota, da chegada de um 'novo integrante' nesta corrida pelo G-4.

Hoje em 8º lugar, com 18 pontos, o Londrina ainda tem seis jogos a disputar até o final do turno (a partida contra a Chapecoense foi adiada). Se vencer todos, chegaria a 36 pontos. Mesmo assim, não 'desbancaria' a Raposa.  

Para efeito de comparação, nas edições em que participou da Série B, o Cruzeiro teve desempenho muito inferior no turno da competição. Em 2020, somou apenas 20 pontos. No ano passado, não foi muito além, chegando apenas a 21 pontos. 

Neste ano, sob o comando do técnico uruguaio Paulo Pezzolano, o time tem empolgado a torcida. Com o apoio maciço da China Azul, a equipe tem se mostrado muito forte em seus domínios.

Nos seis jogos que fez como mandante, foram vitórias sobre Brusque, Londrina, Grêmio, Sampaio Corrêa, CRB e Ponte Preta. Destas, apenas a partida contra o Tricolor gaúcho foi no Independência. Para completar, em todos estes jogos, o Cruzeiro não levou nenhum gol.

Para o duelo com o Sport, a torcida do Cruzeiro já  comprou mais de 35 mil ingressos e promete fazer mais uma festa no Mineirão.