Sem medo de 'queimar etapas'. Assim pode ser definido Paulo Pezzolano, técnico do Cruzeiro, ao menos no que diz respeito a utilização de novos reforços. O comandante da Raposa promoveu a estreia quase imediata de todos os jogadores contratados pelo clube no decorrer da temporada.
O próximo a integrar essa lista deve ser o armador Chay. Anunciado oficialmente na última quarta-feira (27), o jogador, que veio emprestado pelo Botafogo, teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e já foi relacionado pelo técnico para o duelo contra o Brusque, neste sábado (30), às 11h, pela 21ª rodada da Série B do Brasileiro. E, a depender do 'histórico' recente de Pezzolano, tem tudo para estrear.
Ao todo, foram 15 os jogadores contratados pelo Cruzeiro quando a temporada já estava em andamento. E Pezzolano não perdeu tempo, promovendo a estreia de quase todos eles tão logo ganharam condições legais de atuar.
O primeiro deles foi o lateral esquerdo Matheus Bidu. Regularizado no dia 28 de janeiro, já estreou cinco dias depois, no clássico contra o América pela primeira fase do Campeonato Mineiro.
Ainda durante o estadual, fato semelhante ocorreu com o volante Canesin (estreia dois dias após ser regularizado) e os zagueiros Oliveira (cinco dias após constar no BID) e Wágner (uma semana depois de estar liberado para atuar).
Já no decorrer da Série B do Brasileiro, Pezzolano manteve a mesma postura. Enquanto a primeira janela de transferências estava aberta, ele promoveu a estreia imediata de seis dos sete reforços contratados pelo clube. O volante Neto Moura e o atacante Rodolfo, por exemplo, foram regularizados em um dia e no outro já estreavam com a camisa celeste (confira quadro ao final desta matéria).
O zagueiro Zé Ivaldo, o armador/ala Léo Pais e os atacantes Jajá e Luvannor também estrearam em um período inferior a uma semana.
A única 'exceção' foi o atacante Rafa Silva. Regularizado no dia 25 de abril, ele só estreou pelo Cruzeiro diante do Remo, pela Copa do Brasil, no dia 12 de maio. Entretanto, o caso dele é considerado atípico: como ficou quase dois anos sem atuar (um ano com o futebol chinês paralisado e outro em função de uma contusão), ainda precisava se recondicionar fisicamente.
Já em relação aos jogadores contratados na atual reabertura da janela de transferências, Pezzolano manteve o seu 'padrão'. O zagueiro Luis Felipe, o volante Pablo Siles e o atacante Bruno Rodrigues estrearam menos de três dias depois de terem sido regularizados.
Em várias de suas coletivas, Pezzolano já ressaltou que os jogadores só conseguem pegar "ritmo de jogo, jogando". Por isso, na Raposa tem sido assim: chegou, joga.
Quando foram as estréias dos reforços celestes
Bidu - Regularizado em 28/1, estreou diante do América em 2/2
Oliveira - Regularizado em 7/2, estrou do Democrata-GV em 9/2
Canesin - Regularizado em 7/2, estreou diante do Tombense em 12/2
Wagner - Regularizado em 14/3, estreou diante do Athletic em 22/3
Neto Moura - Regularizado em 11/4, estreou diante do Brusque em 12/4
Rodolfo - Regularizado em 11/4, estreou diante do Brusque em 12/4
Zé Ivaldo - Regularizado em 12/4, estreou diante do Remo em 19/4
Jajá - Regularizado em 12/4, estreou diante do Remo em 19/4
Léo Pais - Regularizado em 18/4, estreou diante do Tombense em 23/4
Luvannor - Regularizado em 18/4, estreou diante do Tombense em 23/4
Rafa Silva - Regularizado em 25/4, estreou diante do Remo em 12/5
Luis Filipe - Regularizado em 18/6, estreou diante do CSA em 20/6
Stênio - Regularizado em 18/7, estreou diante do Bahia em 23/7
Bruno Rodrigues - Regularizado em 21/7, estreou contra o Bahia em 23/7
Pablo Siles - Regularizado em 22/7, estreou diante do Bahia em 23/7
Mais Lidas
-
Cruzeiro tem vive expectativa por Kaio Jorge e Matheus Pereira
-
Sampaoli quer Atlético inteligente contra o Cruzeiro e faz alerta
-
Seleção Brasileira terá logística para altitude e Cruzeiro também
-
Cruzeiro | Últimas notícias, jogos, contratações e mais
-
O TEMPO Sports | Notícias sobre o futebol, Atlético MG, Cruzeiro, vôlei e mais