Há alguns poucos anos, era impensável que em um domingo, às 16h, teríamos um Maracanã lotado e grande parte do país na expectativa de assistir a um Vasco x Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro Série B. Mas como o futebol sempre nos trás uma surpresa, ou não, dependendo do que acontece fora das quatro linhas, teremos este clássico nacional neste 12 de junho de 2022.

Se por um lado o time mineiro busca manter ou aumentar a sua vantagem na ponta da tabela, o carioca quer diminuí-la. O Cruzeiro tem 28 pontos, três a mais em relação ao Bahia, que venceu o Operário nesse sábado por 1 a 0 e tem um jogo mais, e sete a mais que o Vasco, terceiro colocado.

Leia mais: Veja os jogadores do Cruzeiro que viajam ao Rio para jogo contra o Vasco

Para este confronto, o técnico Paulo Pezzolano terá praticamente a força máxima que vinha tendo nos últimos jogos, com uma exceção: o zagueiro e capitão Eduardo Brock levou o terceiro cartão amarelo no último confronto e está suspenso. A dúvida é: o uruguaio irá manter o esquema com três zagueiros? Se sim, as opções são o lateral-direito Geovane Jesus, acostumado com a posição, o jovem Pedrão ou improvisar um meia, como Willian Oliveira ou Neto Moura.

O Cruzeiro vem de oito vitórias seguidas na segunda divisão, um recorde da competição nas 11 primeiras rodadas. O último triunfo foi diante do CRB, em casa, por 1 a 0.

Adversário

Pelo lado vascaíno, a principal baixa é o volante Andrey, convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. Para o seu lugar, é provável a entrada de Matheus Barbosa, atleta que se destacou pela Raposa no ano passado, sendo, inclusive, o artilheiro da temporada, mesmo não sendo atacante.

Leia mais: Anderson Conceição elogia o Cruzeiro e preza por jogo "perfeito" do Vasco

O que pesa neste momento para o Vasco, além do adversário por si só, é o comando técnico: há uma semana, Zé Ricardo pediu demissão. Neste tempo, quem está à frente da equipe profissional é o auxiliar Emílio Faro, que estará à beira do campo no Maracanã – o estádio estará completamente lotado, com aproximadamente 65 mil torcedores, sendo 4 mil cruzeirenses.

O Vasco vem de uma vitória fora de casa sobre o Náutico, por 3 a 2.

FICHA TÉCNICA

O quê: Vasco x Cruzeiro

Quando: domingo, 12 de junho de 2022 às 16h (de Brasília)

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B

Onde: Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ

Provável Vasco: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias, Danilo, Anderson Conceição e Edimar; Yuri, Matheus Barbosa, Figueiredo, Gabriel Pec e Nenê; Getúlio. Técnico: Emílio Faro

Provável Cruzeiro: Rafael Cabral; Geovane Jesus, Lucas Oliveira e Zé Ivaldo; Willian Oliveira, Neto Moura, Léo Pais e Matheus Bidu; Rafa Silva (Luvannor), Jajá e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano

Arbitragem: Anderson Daronco (RS); Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS); VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Transmissão: TV Globo Minas, SporTV 3, Premiere e rádio Super