O ex-boxeador brasileiro Maguila morreu, nesta quinta-feira (24/10), aos 66 anos. José Adilson Rodrigues dos Santos estava internado em uma casa de repouso em São Paulo e sofria de uma doença chamada Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), também conhecida como demência do pugilista, pela sua relação com lutadores de boxe.

O que é ETC, ou demência do pugilista

A encefalopatia traumática crônica (ETC) é uma doença neurodegenerativa. Ela ocorre nas pessoas que sofrem pancadas repetidas na cabeça, como jogadores de futebol americano e lutadores de boxe. Por essa relação com o esporte, também é chamada de demência do pugilista.

A ETC é uma doença que vem sendo muito estudada, mas a ciência ainda segue aprendendo sobre suas causas ou como diagnosticar, ao certo, em pessoas ainda vivas.

Uma teoria sobre a causa da ETC (ou CTE, em inglês) é que lesões repetidas no cérebro podem causar o acúmulo de uma forma anormal da proteína tau, e isso pode interferir na função dos neurônios. 

Sintomas de ETC

Em geral, os sintomas da ETC se assemelham com os de outros tipos de demência. As pessoas podem apresentar perda de memória, agressão, confusão, ansiedade, tendências suicidas, insônia e comportamento alterado.

Uma das dificuldades do tratamento da ETC é o fato de que ela só pode ser diagnosticada, com certeza, na autópsia do cérebro. Ou seja, após a morte do indivíduo.

ETC na cultura popular

Na cultura popular, a ETC foi assunto do filme Um Homem Entre Gigantes (Concussion), que tem Will Smith como protagonista. A história narra a luta do patologista forense Dr. Bennet Omalu, que tenta trazer à tona discussões sobre a encefalopatia traumática crônica (ETC) relacionada aos jogadores de futebol americano.