As Olimpíadas de Paris-2024 terminaram em agosto com recordes históricos, o Brasil brilhando com Rebeca Andrade, na ginástica, Bia Souza, no Judô, Isaquias Queiroz, na canoagem velocidade, e outras modalidades, e o evento continua repercutindo no cenário global. Nesta semana, o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou um levantamento que aponta que os Jogos foram os mais assistidos da história da televisão mundial e registraram o maior índice de engajamento nas redes sociais.

De acordo com Thomas Bach, presidente do COI, 5 bilhões de pessoas assistiram a pelo menos uma competição dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O número corresponde a cerca de 84% da audiência potencial — pessoas com acesso aos meios de transmissão e mais de 4 anos de idade. Além disso, cada espectador viu, em média, nove horas de cobertura olímpica.

Conforme análise da entidade esportiva, em comparação aos Jogos de Tóquio 2020, realizados em meio à pandemia global de Covid-19, houve um aumento de 20% na audiência.

“Paris 2024 demonstrou o apelo global sem precedentes dos Jogos Olímpicos. Trabalhamos com nossos parceiros detentores de direitos de mídia para disponibilizar e ampliar a cobertura, principalmente em plataformas de mídia digital e social”, declarou Thomas Bach, em coletiva de imprensa em Lausanne, Suíça.

Na França, 95% da audiência potencial acompanhou, em média, 24 horas de transmissão do evento, incluindo 22 milhões de espectadores que assistiram à cerimônia de abertura realizada no Rio Sena. Bach destacou que a presença das redes sociais nos Jogos de 2024 “literalmente disparou”.

Olimpíada de Paris viralizou nas redes

Na internet, a repercussão dos Jogos Olímpicos alcançou 412 bilhões de engajamentos gerados por 270 milhões de postagens nas redes sociais, como Facebook, X, TikTok e outras plataformas. O aumento foi de 290% em relação à edição anterior, Tóquio 2020.

Os perfis do COI nas redes sociais, por exemplo, acumularam 16,7 bilhões de engajamentos, um crescimento de 174% em relação a 2020. Além disso, os grupos de mídia detentores dos direitos de transmissão alcançaram 13 vezes mais engajamentos nas redes sociais do que na edição realizada na capital japonesa.

No quesito buscas na internet relacionadas aos esportes olímpicos, Paris 2024 teve um aumento de 200% em comparação com o evento de 2020.