A corrida de rua é o quarto esporte mais praticado no Brasil, reunindo cerca de 13 milhões de atletas. Os números são do estudo intitulado “por dentro do corre”, feito pela Olympikus em parceria com a Box 1824. Dos praticantes, 83% correm para cuidar da saúde, física e mental. Além disso, 77% acreditam que a corrida é mais do que um esporte: é um estilo de vida.
- 1º caminhada - 39% de adeptos
- 2º musculação - 23% de adeptos
- 3º futebol - 15% de adeptos
- 4º corrida - 12% de adeptos
- 5º ciclismo - 10% de adeptos
Dentre os novatos, as mulheres dominam as novas inscrições no esporte. Do total de pessoas que correm há menos de um ano, 56% são mulheres, enquanto 38% são homens.
Conforme o levantamento, o “boom” da corrida nos últimos anos pode ser explicado por vários fatores. Dentre eles, o efeito das redes sociais (65% dos corredores consome conteúdo do TikTok) e o pós-pandemia, já que 75% dos atletas começou entre 2021 e 2021.
Desmistificando o esporte
Ao contrário do pensamento popular, para 64% dos entrevistados, não há um jeito certo de correr e cada pessoa tem seu estilo próprio. Além disso, grande parte dos atletas tem mais de 45: compõem 42% dos corredores brasileiros. Entre 25 e 45 anos, a faixa cresce para 46%.
O pace (tempo por quilômetro), a excelência e a superação, inclusive, não são o foco de todos os corredores. O estudo aponta que 84% dos adeptos à corrida estão satisfeitos com as distâncias que percorrem hoje em dia, sendo 9,2km a média de distância semanal.