Belo Horizonte recebe, a partir desta terça (29), com a cerimônia de abertura no SESC Venda Nova, a 23ª edição dos Jogos da Advocacia Mineira (JAM), que vai reunir quase cinco mil atletas, espalhados por 42 modalidades esportivas. A programação se encerra no sábado, dia 2.

Leia mais: Bernardinho define os convocados para a partida contra a China pela VNL; saiba mais

O evento é promovido pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) da OAB-MG e é considerado o maior torneio esportivo da advocacia no mundo. Pela quantidade de competidores e do grande número de modalidades envolvidas, o Clube Labareda e o Centro Esportivo da UFMG também serão utilizados na competição. 

No total, são 164 delegações de todas as regiões de Minas Gerais, que representam 208 das 252 subseções da OAB no Estado. Os participantes são advogados e estagiários regularmente inscritos na seccional mineira, com idades que variam entre 19 e mais de 60 anos. As modalidades são bem varidas e vão do  atletismo à dança de salão, passando por esportes coletivos, de combate, de quadra, de mesa e intelectuais, como o xadrez.

Leia mais: Corrida O TEMPO oferece mais de R$ 300 em produtos; confira e inscreva-se

De acordo com a presidente da CAAMG, Ângela Botelho, o JAM  reafirma seu papel como uma das principais iniciativas de integração da advocacia mineira. O JAM movimenta a economia local e. A edição deste ano conta, além dos 4.655 atletas inscritos, técnicos e equipes de apoio, gerando impacto nos setores da hotelaria, transporte, alimentação, aluguel de espaços esportivos e montagem de estruturas, o que contribui para a arrecadação municipal e estadual com tributos.

A organização do evento é da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, sob a coordenação geral do diretor primeiro secretário, Giuliano Almada. Para ele, os jogos, desde 2001, se tornaram um espaço de integração, cooperação, networking e estímulo à promoção da saúde.

Regras

O regulamento tem critérios rigorosos para inscrição, participação e conduta dos atletas, técnicos e equipes. Cada delegação poderia inscrever até 80 integrantes, incluindo a equipe de apoio. As regras das modalidades seguem padrões oficiais, com adaptações específicas previstas para o evento.