A corrida de rua é uma das práticas esportivas que mais ganha adeptos nos últimos anos, sendo o quarto esporte mais praticado no Brasil. Em Belo Horizonte, um número crescente de eventos se somando à tradicional Volta da Pampulha, que acontece todos os anos no mês de dezembro, e reúne cerca de 20 mil participantes. Com o intuito de fomentar o esporte e incentivar a prática, tramita na Câmara de BH um projeto que declara a cidade como capital nacional da corrida de rua.
Leia mais: Atlético de Madrid se despede de auxiliar a caminho do Botafogo
O Projeto de Lei (PL) 313/2025, que propõe a inserção do título de "Capital da Corrida de Rua" na Lei 11.397, de 2022 - que dispõe sobre as datas comemorativas do município -, obteve o aval Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) em 1º turno, na última terça-feira (8/7). O projeto ainda passará por três comissões antes de ir a Plenário. A proposta busca fomentar o esporte como instrumento de desenvolvimento social, econômico e turístico, gerando oportunidades de lazer, negócios e visibilidade para a capital mineira.
Somente em 2025, o calendário de corridas de rua da cidade registra cerca de 30 eventos, promovidos por órgãos públicos, como a Guarda Municipal, veículos de imprensa, como o jornal O TEMPO e de empresas privadas. De acordo com praticantes, a procura é grande e as inscrições para esses eventos têm se esgotado rapidamente.
Leia mais: Intermediário de contrato da Vai de Bet cobra valor milionário do Corinthians
O PL 313/2025 ainda busca incentivar a prática de maratonas e corridas como meio de promoção da saúde, bem-estar e melhoria do condicionamento físico da população e fomentar o esporte como instrumento de desenvolvimento social, econômico e turístico. Atualmente, a prova de maior metragem na capital mineira é a meia de BH, que acontece sempre em junho e tem trajeto passando pela Lagoa da Pampulha e o zoológico.
*sob supervisão de Paula Coura.