Audun Groenvold (Audun Grønvold), esquiador norueguês medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Vancouver 2010, morreu, aos 49 anos, após ser atingido por um raio na noite de terça-feira (15/7), na Noruega. A notícia da morte do ex-atleta foi confirmada pela federação norueguesa de esqui, pelas redes sociais.
"É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento prematuro de Audun Groenvold", comunicou a federação em nota oficial. "O ex-esquiador alpino nacional e atleta de ski cross foi recentemente atingido por um raio durante uma viagem a uma cabana", explicou.
As informações também dão conta de que o ex-atleta foi levado ao hospital para tratar os ferimentos sofridos pela descarda elétrica, mas não resistiu.
Quem foi Audun Groenvold
Groenvold competiu pela Noruega tanto no ski cross quanto no esqui alpino. Em 1999, subiu ao pódio na Copa do Mundo ao terminar em terceiro lugar em uma prova de descida em Sierra Nevada, Espanha.
Na modalidade ski cross, o norueguês obteve uma medalha de bronze no Campeonato Mundial de 2005. Ele também venceu a copa geral da modalidade em 2007, pouco antes do pódio olímpico no Canadá.
Após sua carreira como competidor, Groenvold trabalhou como treinador da seleção norueguesa e atuou como comentarista de televisão, transmitindo seu conhecimento para novos esquiadores e para o público.
Tove Moe Dyrhaug, presidente da federação norueguesa de esqui, expressou seu pesar pela perda. "O esqui norueguês perdeu uma figura proeminente, que significou tanto para as comunidades alpinas quanto de freestyle", declarou, acrescentando que sua morte cria "um enorme vazio."