Nauhany Silva, promessa de 15 anos do tênis nacional, é a primeira brasileira a vencer na chave juvenil em Wimbledon desde 2017. Naná venceu na estreia, com direito a virada e a "pneu" - set em que um jogador vence o outro por um placar de 6 x 0. A brasileira bateu a norte-americana Maya Iyengar com parciais de 5/7, 7/6(1) e 6/0, tendo atropelado a adversária no set decisivo. 

O jogo teve início na tarde do sábado (5), mas precisou ser finalizado na manhã deste domingo (6) por falta de luz natural. Ela repetiu feito de Thaisa Grana Pedretti, que foi a única brasileira a vencer no Grand Slam inglês júnior nos últimos oito anos.

Na ocasião, a tenista de 18 anos superou a local Anna Loughlan no primeiro jogo, mas se despediu do torneio na sequência diante da norte-americana Ellie Douglas.

Outra brasileira na disputa deste ano, Victoria Barros perdeu na primeira rodada. A tenista, também de 15 anos, foi eliminada pela cabeça de chave número 16, a húngara Rositsa Dencheve, de 18. No ano passado, Victoria caiu na primeira rodada do qualy.

Naná é a quinta representante do Brasil em Wimbledon Jr nesse período. O país não teve tenistas na chave principal e no qualificatório do feminino em 2018 e em 2021. Em 2020 não houve disputa devido à pandemia de covid-19. Em 2019, Ana Luiza Cruz não passou do qualy, e Olivia Carneiro teve o mesmo destino em 2023 e em 2024. Já em 2022, Ana Candiotto caiu na primeira rodada após ter furado o qualy.

Ela enfrenta na segunda rodada a tcheca Kovackova, cabeça de chave número 9. A adversária tem a mesma idade de Naná e já está perto do top 600 do ranking mundial. A brasileira está fora do top 1000.

Já entre os meninos, Luiz Guto Miguel também venceu na estreia em Wimbledon. O brasileiro de 16 anos bateu o sul-africano Doig por 7/5 e 6/2 e encara na sequência o alemão Schoenhaus, cabeça de chave número 13.