Juntamente com a 5ª etapa da Stock Car 2025, o Circuito dos Cristais, em Curvelo, região Central de Minas Gerais, também recebe a TCR South America, outra categoria de corrida de carros de turismo. Um dos pilotos do torneio já foi jogador de futebol, tendo até disputado uma Copa do Mundo. E entre os tantos jogos disputados por ele, já houve duelos com times brasileiros.
Argentino naturalizado espanhol, o piloto Mariano Pernía, da Honda YPR Racing, foi revelado pelo Independiente de Avellaneda (ARG). E nos tempos atuando no futebol portenho, o atleta já enfrentou times brasileiros. Um deles foi o Cruzeiro.
“Já enfrentei Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro. Foi em meados de 2001, 2002, 2003”, relembra Pernía. O corredor ressalta que não era nada fácil jogar contra os brasileiros, principalmente no Brasil. Porém o hoje corredor descreve a experiência como inesquecível.
“É muito lindo, todos os times brasileiros são lindos de enfrentar, porque é muito difícil vir jogar no Brasil. O time brasileiro se torna muito forte em casa, por sua gente, sua maneira de jogar, e nessa época os campos tinham outa grama, a grama brasileira, que cansava muito. Isso tornava mais difícil ainda”, relembra.
Aos 25 anos de idade, após anos no Independiente (ARG), Mariano Pernía se transferiu para o futebol espanhol, onde construiu o resto de sua carreira nos gramados. Após atuar em dois times de menor expressão, foi para o Atlético de Madrid, onde se consagrou e trilhou o caminho para a seleção da Espanha.
Pela “Fúria”, Pernía disputou a Copa do Mundo de 2006, como lateral-esquerdo titular. Naquele ano, a Espanha foi eliminada da Copa pela França nas oitavas de final, com derrota por 3 a 1.