Três semanas após o fim do Campeonato Mineiro de Futebol Americano, chegou a hora dos times mineiros estrearem na SuperLiga FA, o novo Campeonato Nacional de Futebol Americano. Organizado pela Confederação Brasileira de Futabol Americano (CBFA), a competição é a unificação da Liga BFA com o Campeonato Brasileiro, duas competições que até o ano passado eram disputadas pelas principais equipes brasileiras.
Fruto da união entre a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) e a Liga BFA, a SuperLiga FA terá em sua primeira edição, 61 equipes, 155 jogos e quatro divisões (D1, D2, D3 e Feminina). A competição que teve início no dia 5 de julho, marca um novo capítulo para a modalidade no país.
Estreia dos times mineiros
O primeiro time mineiro a entrar em campo pelo novo Campeonato Nacional de Futebol Americano será o Galo FA. Bicampeão do Brasil Bowl (2018 e 2023), o time alvinegro inicia sua caminhada em busca do título inédito contra o Spartans Football, de São Paulo, neste sábado (2), às 14h (de Brasília), no Estádio Municipal de Ibirité (MG) - com entrada franca.
"Sabemos do peso dessa camisa e da responsabilidade que é entrar em campo representando essa nação. Trabalhamos muito para este momento e estamos prontos para mais uma jornada histórica", conta o head coach Kinas, do Galo FA.
O duelo será o primeiro jogo de uma rodada dupla de Minas Gerais x São Paulo, já que um pouco mais tarde, às 19h (de Brasília), é a vez do Cruzeiro FA encarar outro time paulista, o Guarulhos Rhynos.
"A expectativa é fazer um campeonato forte do inicio ao fim, jogando um jogo por vez e indo em busca do nosso objetivo que é o tão sonhado titulo brasileiro, mas sempre com os pés nos chão e com humildade jogo após jogo", confia o presidente do time celeste, Erick Serrat.
Já o Locomotiva, atual campeão mineiro, estreia na competição contra o Flamengo Imperadores, no domingo (3), às 10h, no Centro Esportivo Universo, que fica no bairro Renascença em BH. A partida também terá ingressos gratuitos, que podem ser retirados pelo 'link da bio' na página do time no Instagram.
Apesar de ser apenas a primeira rodada, o duelo é um daqueles que coloca frente a frente dois times que são considerados favoritos para brigarem pelo título da competição, já que contam com jogadores que normalmente são convocados para a seleção nacional da modalidade.
"Agora é a hora de por a prova o projeto que iniciamos em dezembro do ano passado. Conquistamos o Mineiro e essa foi a primeira etapa. Agora é hora de consolidar o trabalho em busca do nosso primeiro título nacional", acredita Abraão Coelho, diretor executivo do Locomotiva.