Pela primeira vez na história, neste sábado (23 de agosto), a ginástica rítmica do Brasil conquistou uma medalha em um Campeonato Mundial Adulto. Na competição realizada no Rio de Janeiro, as atletas brasileiras ficaram na segunda colocação geral e garantiram uma medalha de prata.
A apresentação de grupo formado por Maria Eduarda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Nicole Pircio e Sofia Pereira foi embalada pelo clássico "Evidências". Durante a série mista, com o uso de três bolas e dois arcos, a equipe agitou a torcida e encantou os jurados, recebendo a nota 27.850.
Na série seguinte, a apresentação com cinco fitas, a equipe verde amarela recebeu a nota 27.400, totalizando 55.250 pontos e ficando momentaneamente na liderança da competição. Com a somatória, as brasileiras foram superadas pelo Japão, que teve resultado de 55.550 pontos.
A conquista inédita para o esporte brasileiro também marca a primeira vez em que uma equipe de fora da Europa e da Ásia conquista uma medalha em uma competição mundial adulta. As brasileiras ficaram atrás somente do conjunto japonês, enquanto o bronze foi para a Espanha.