A Itália conquistou, na manhã deste domingo (7), o título do Campeonato Mundial de Vôlei Feminino de 2025 ao vencer a Turquia em uma partida de tirar o fôlego. A partida, que aconteceu em Bangcoc, na Tailândia, terminou com o placar de 3 sets a 2 (25/23, 13/25, 26/24, 19/25 e 15/8).

Com o resultado, a seleção italiana, que já havia sido campeã em 2002, conquistou seu segundo ouro na história da competição. A vitória também estende a incrível série invicta do time, que agora soma 36 jogos consecutivos sem derrota. A última derrota das italianas foi em 1º de junho do ano passado, contra o Brasil, durante a Liga das Nações.

Para a Turquia, o resultado, apesar de amargo, é histórico: a equipe subiu ao pódio do Mundial de Vôlei pela primeira vez.

Alternância e brilho individual

A grande final entre Itália e Turquia foi digna de uma disputa por medalha de ouro. Logo no primeiro set, a disputa foi ponto a ponto, com as italianas conquistando a vantagem no final e fechando em 25 a 23.

A resposta turca veio com força no set seguinte, com um show de volume de jogo. A Turquia dominou as ações e impôs uma derrota pesada à Itália, vencendo a parcial por 25 a 13. A oposta turca Melissa Vargas foi a grande nome do ataque.

No terceiro set, a igualdade prevaleceu na quadra, com os dois times trocando pontos até o final. A Itália conseguiu superar as turcas nos detalhes, vencendo por 26 a 24 e voltando a ter a vantagem no placar. Mas, de novo, a Turquia mostrou força e fez 25 a 19 no quarto set, levando a decisão para o tie-break.

No set decisivo, o equilíbrio inicial logo deu lugar à supremacia italiana. Com um sistema de bloqueio e defesa mais consistente e a entrada da oposta Antropova, que virou bolas importantes, o time deslanchou e abriu uma boa vantagem, fechando o set em 15 a 8 e garantindo a taça.

Brasil fica com o bronze e Gabi é MVP

O Brasil, que havia sido derrotado pela própria Itália na semifinal, entrou em quadra mais cedo para a disputa do terceiro lugar contra o Japão. Em mais um confronto emocionante, as brasileiras venceram por 3 sets a 2 e conquistaram a medalha de bronze, encerrando o Mundial no pódio.

A levantadora italiana Alessia Orro foi eleita a MVP (melhor jogadora) do torneio. Já a brasileira Gabi Guimarães, capitã e principal jogadora do Brasil, foi mais uma vez reconhecida, sendo escolhida como a melhor ponteira da competição, um atestado da sua performance excepcional.