Agora é matar ou morrer. Após terem feito uma boa campanha na temporada regular da Brasil Futebol Americano (BFA), Galo FA e América Locomotiva entram em campo, neste sábado (3), em busca de avançar ainda mais na principal competição nacional da modalidade. Enquanto o time alvinegro recebe o Botafogo Reptiles, às 17h, no Sesc Venda Nova, o ‘Trem Mineiro’ viaja até o Espírito Santo, onde encara o Vila Velha Tritões, às 10h.
Ao contrário do futebol jogado com a bola nos pés, no homônimo americano, os play-offs são disputados em partida única, com mando da equipe que teve a melhor campanha. Diante disso, os times mineiros viverão situações diferentes, mas ambos precisam vencer para avançar à próxima fase da competição nacional.
Dono da melhor campanha da primeira fase, onde venceu todos os seis jogos, o Galo ganhou o direito de mandar todas as suas partidas até o Brasil Bowl, caso se classifique. Por isso, o principal favorito para conquistar o título da BFA recebe o Botafogo com toda a confiança de que alcançará mais um bom resultado.
“Com certeza será um jogão, o maior desafio para nós (Galo) até aqui. O Botafogo Reptiles é hoje o melhor time do Rio e possui um esquema defensivo um pouco diferente do que estamos acostumados, mas conseguimos alinhar tudo em reuniões e treinos para nos adaptarmos”, explica Gordo Taylor, linha ofensiva do Galo FA.
Apesar de o time já ter feito seis partidas na BFA, para ele, é agora que a competição realmente começa. “Sem duvidas, é agora que o campeonato começa para gente. Não tem mais tempo de testar, arriscar, agora é prova de fogo todo jogo. Nos play-offs a energia é diferente e a responsabilidade é bem maior. Além disso, o favoritismo nunca ganhou jogo em esporte nenhum”, define o jogador que é um dos destaques da equipe mineira.
Trem Mineiro
Já o América Locomotiva terá um desafio ainda mais complicado. Além de jogar fora de casa e contra um adversário tradicional que já o derrotou na atual edição da BFA, o time entrará em campo após pelo menos dez horas de viagem dentro do ônibus, uma vez que o time saiu de Belo Horizonte na noite desta sexta-feira (2), para a partida que acontece às 10h.
Mesmo assim, os jogadores confiam que podem voltar para casa com a classificação assegurada. “Estamos confiantes, sabemos que o Tritões é uma equipe forte, mas temos consciência que podemos fazer um bom jogo e sair de campo a vitória”, avalia Pollys, offensive tackle que era um dos vários desfalques do Locomotiva, quando os times se enfrentaram na fase de classificação.
Naquela oportunidade, o Tritões soube aproveitar as importantes ausências no time mineiro e capitalizaram com a vitória por 30 a 24. Sabendo disso, o jogador espera que, com sua presença e a de outros companheiros que também não tinham condições de jogo naquela oportunidade, o ‘trem mineiro’ conquiste o resultado positivo para avançar na competição.
“Ainda não conseguimos engolir aquela derrota para eles porque além de estarmos desfalcados, perdemos apenas por alguns detalhes. Então, para essa partida no Espírito Santo, focamos em corrigir nossos erros, que não foram poucos, e, alguns jogadores que não enfrentaram eles na fase regular, estão de volta”, conclui o jogador.
Meninas em campo
Elas. E não é apenas o time masculino do América Locomotiva que entra em campo neste sábado. Em São Paulo, a equipe feminina do Coelho de futebol americano disputa sua primeira competição nacional, a Taça Prata, na modalidade Flag 5 x 5. O campeonato, que começou nesta sexta-feira, reúne cinco equipes de quatro estados e é a primeira tentativa de um torneio nacional voltado para as mulheres. As ‘coelhinhas’ enfrentarão nesta sábado o Sorocaba Vipers e Redladies, às 10h40 e 14h40, respectivamente. A modalidade Flag é uma variante do futebol americano em que o contato físico não é muito necessário. Para impedir o ataque adversário basta puxar uma das fitas que ficam penduradas na cintura das atletas.