A seleção brasileira feminina de vôlei já sabe qual será a sequência de confronto na fase de mata-mata da Liga das Nações (VNL). Nas quartas de final, a equipe comandada por José Roberto Guimarães enfrenta a Alemanha. O Brasil encerrou a fase classificatória na vice-liderança, enquanto as alemãs ficaram em sétimo.
A próxima fase da VNL acontece em Lódz, na Polônia. Os confrontos estão marcados para acontecer entre os dias 23 e 27 deste mês de julho. A partida entre Brasil e Alemanha acontece na quinta-feira (24/7), às 15h (de Brasília). Se avançar, a seleção brasileira encara o vencedor do confronto entre Japão e Turquia na semifinal.
A seleção brasileira nunca foi campeã da Liga das Nações no atual formato, instituído em 2018. Foi vice-campeã em três ocasiões: 2019, 2021 e 2022.
Retrospecto
Brasil e Alemanha já se encontraram na primeira fase da Liga das Nações. A partida aconteceu no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a seleção brasileira venceu a partida por 3 sets a 2 (25/23, 21/25, 23/25, 25/20 e 15/8). A seleção brasileira saiu atrás no placar, mas saiu em busca da virada e da vitória.
Desfalque
Um desfalque certo para o técnico José Roberto Guimarães é a ponteira Ana Cristina. A brasileira sofreu uma lesão no menisco do joelho esquerdo durante a partida contra a França, ainda na fase disputada no Japão. Por enquanto, ela continua em tratamento fisioterapêutico, mas virá para o Brasil, acompanhada do médico da delegação brasileira, nesta segunda-feira (14/7), para uma nova avaliação médica.
"Nem tudo acontece na hora e da forma como a gente planeja e quer. Uma lição que todos nós atletas (ou não atletas) precisamos aprender! Tenho aprendido! No jogo contra a França, senti meu joelho. Os exames iniciais apontam para uma lesão no menisco. É um banho de água fria em todo o nosso planejamento", desabafou a brasileira nas redes sociais.
Jogos das quartas de final da VNL
Quarta-feira 23 de julho
- 11h30 - Itália x EUA
- 15h - Polônia x China
Quinta-feira 24 de julho
- 11h30 - Japão x Turquia
- 15h - Brasil x Alemanha