Como se não bastassem os expressivos resultados nas provas de mountain bike cross country, o brasileiro Henrique Avancini segue indo além. No último sábado, foi a vez dele superar suas próprias expectativas ao levar o título do Mundial de Maratona, na cidade italiana de Auronzo do Cadore.
Segundo lugar no ranking internacional e tendo chegado de um quarto lugar no Mundial de cross country, Avancini deixou para trás, nos últimos metros, referências da modalidade que, certamente, não tinham o brasileiro entre seus maiores concorrentes. No ano passado, Avancini ficou em 30º lugar nesta mesma prova, mostrando toda sua evolução na temporada 2018.
Foram 102 km de um percurso que mostrou a capacidade de Avancini para estar no topo em qualquer competição que apareça. Ele completou a prova em 5h8min29s, na frente do austríaco Daniel Geismayr e do colombiano Hector Leonardo Paez Leon. A diferença entre os trio foi de menos de 10 segundos.
"Minha cartada foi tentar quebrar o ritmo dos pilotos da maratona. Acho que eu fiz isso bem. Não tenho uma modalidade favorita. Sinto que sou um ciclista antes de tudo e durante essa temporada tentei mostrar isso. Eu não esperava fechar o ano com o título mundial", admite. Outros brasileiros também estiveram presentes, mas ficaram em posições mais distantes. Bruno Martins Lemes terminou na 50ª colocação, Wenner de Sousa foi o 137º e Lucas Vieira o 146º. O Brasil não teve inscritas na prova feminina, vencida pela dinamarquesa Annika Langvad.
No próximo mês, na região de Porto Seguro, Avancini disputa, ao lado do alemão Manuel Fumic, o Brasil Ride, a principal ultramaratona do país.