Após oito anos, a Stock Car Pro Series Brasil voltou a acelerar em Curvelo, região Central de Minas Gerais. O Circuito dos Cristais recebeu a corrida em 2016 e 2017, pouco após sua inauguração, e depois ficou anos sem abrigar a categoria. A volta à pista, nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2025, foi aprovada por público, pilotos e organização, e a meta da gestão do autódromo, agora, é fixar o local como etapa anual da Stock Car.
Em conversa exclusiva com O TEMPO Sports, o diretor-geral do autódromo, Marco Túlio, fala das dificuldades apresentadas nas duas últimas etapas da Stock Car no local, em 2016 e 2017. O gestor cita que a então recém-inauguração foi um empecilho.
“Naquela época foi sofrido, pois logo após a inauguração do autódromo, já vieram os eventos. Também tivemos um período de intervalo sem a Stock Car aqui. Aí teve toda aquela situação de pandemia, as dificuldades que nós vivenciamos”, relata. Porém a experiência levou a melhorias, que foram elogiadas por membros da própria Vicar na 5ª etapa da Stock Car 2025.
“A gente tinha poucas áreas de convivência aqui, o piso era praticamente todo em terra. De lá para cá, nós criamos novas estruturas para público, novos parques para estacionamento, para receber as equipes. E fomos desenvolvendo. Junto com isso, o autódromo se transformou também”, relembra.
Durante o período sem Stock Car, o Circuito dos Cristais recebe outras categorias de corrida. Entre elas estão a Copa HB20, Copa Truck, Nascar e Turismo Nacional 1.4. O local também abriga eventos de carros superesportivos e todas as categorias de motociclismo, como o MotoGP e o GP Gerais. Mas a pista não se limita a eventos de esporte.
“Aqui funciona durante a semana também com outras atividades, que não são atividades esportivas. São atividades de teste de veículos, de dinâmica de veículo. De segunda a sexta-feira, todos os dias, de seis horas da manhã a uma hora da madrugada. E isso trouxe um desenvolvimento. Temos várias outras pistas aqui, de testes com vários tipos de piso, vários tipos de asfalto, de pedra, circuito off-road, que é usado constantemente para testes veiculares aqui também”, enumera Marco.
Mais Stock Car em Curvelo?
O Circuito dos Cristais já está confirmado como uma das etapas da Stock Car de 2026. O acordo foi fechado entre a administração do local e a Vicar neste fim de semana. Questionado sobre a possibilidade de o autódromo virar, em definitivo, uma das casas da competição, Marco Túlio adota cautela, apesar de ressaltar que esta é a intenção.
“Isso (Stock Car sempre em Curvelo) não é garantido, mas sobre a nossa intenção, não tenho a menor dúvida de que sim. Temos boas ideias, bons planos de fazer eventos esportivos e de entretenimento. Toda a direção da Vicar gostou muito, já fizemos algumas conversas, alguns planos sobre isso, mas não é garantido porque depende de vários cenários para confirmar”, frisou.
Mas no que depender dos pilotos e do público, o Circuito dos Cristais pode, sim, ser mais uma casa da Stock Car. O empresário e engenheiro mecânico Guilherme Fonseca, de 41 anos, foi às corridas com a família neste fim de semana. A infraestrutura montada para o público foi aprovada pelo fã.
“Eu fiquei surpreso. Estrutura muito boa, espaço grande, tudo novinho, bem organizado. Gostei muito da estrutura”, avaliou Guilherme, que foi acompanhado na boa avaliação pela esposa, a advogada Roberta Bravo, de 39 anos.
“Achei a estrutura muito organizada, confortável. Eu trouxe duas crianças pequenas e está sendo bem legal. E tem toda a infraestrutura que a gente precisa”, elogiou.
E a pista de corrida também foi bem aceita pelos pilotos. Felipe Batista, da Car Racing, foi a Curvelo pela primeira vez em 2025 e só tem boas coisas a dizer do circuito.
“A pista é muito legal, muito divertida. É uma pista que a gente não atinge velocidades muito altas, mas as curvas são muito rápidas. É uma pista que precisa de uma administração no desgaste do pneu, é uma pista completa em que a gente precisa fazer basicamente de tudo da melhor forma possível para conseguir ter um final de semana bom. Então foi uma experiência muito legal, espero voltar mais vezes para cá”, pediu.
Felipe também entende que, quanto mais variado o ‘cardápio’ de circuitos para os corredores, melhor. Os desafios e a competitividade, diz Felipe, ficam maiores com mais pistas diferentes.
“A gente tem que ter cada vez mais lugares para fazer corrida, ficar repetindo pista nunca é legal. A gente quer conhecer lugares novos, ter surpresas na temporada, porque no momento em que você já vai para uma pista, você já sabe que quando você voltar para lá, o cara rápido vai continuar rápido, quem estava lento pode ser que fique rápido, mas é difícil ter alguma surpresa”, pontua.