O brasileiro Gui Santos, formado nas categorias de base do Minas Tênis Clube, assinou um contrato de três anos com o Golden State Warriors, da NBA, nesta segunda-feira (6/11). O ala, que foi selecionado pela equipe da Califórnia na 55ª posição do Draft de 2022, vinha atuando pelo Santa Cruz Warriors, time da G-League, uma liga de desenvolvimento do basquete norte-americano.
Natural de Brasília (DF), Gui chegou ao Minas em 2018, com 15 anos, e se profissionalizou no clube mineiro. Pela equipe adulta, disputou o Novo Basquete Brasil (NBB), a Basketball Champions League Americas (BCLA) e foi campeão da Copa Super 8 em 2022. Com a camisa do time mineiro, recebeu os prêmios de maior evolução, destaque jovem e melhor sexto homem do NBB. Ele também representa a seleção brasileira de basquete.
“Gui é um talento que chegou ao Minas muito jovem, mas cheio de potencial. Passou por todo o processo de formação esportiva até chegar à equipe adulta e se tornar protagonista do time. Sabíamos que era questão de tempo até que ele chegasse à equipe principal do Warriors. Tudo isso confirma a força que o Minas tem na lapidação de atletas, chegando às principais ligas esportivas do mundo”, avaliou o presidente do Clube, Carlos Henrique Martins Teixeira.
Na ocasião do Draft da NBA, o ala-armador brasileiro se tornou o primeiro atleta a sair diretamente do Minas Tênis Clube para a liga americana de basquete. Outros ex-jogadores que completaram o processo de formação no Clube e também chegaram à NBA foram Raulzinho Neto e Cristiano Felício.
Na temporada 23/24 da liga, Gui Santos será o único brasileiro a vestir uma camisa de um time profissional. Raulzinho, que atuava no Cleveland Cavaliers, não teve seu contrato renovado e se transferiu para o Fenerbahçe, da Turquia. Didi Louzada também disputada a G-League, mas voltou ao Brasil para defender o Flamengo.