Classificado

Mineiro conquista vaga para Olimpíada de Paris 2024 na ginástica de trampolim

Rayan Dutra, ginasta do Minas Tênis Clube, falou sobre a emoção de confirmar a vaga histórica

Por Débora Elisa
Publicado em 24 de março de 2024 | 12:24
 
 
 
normal

O ginasta mineiro Rayan Dutra, atleta do Minas Tênis Clube, conquistou mais uma vaga olímpica para o Brasil no último sábado (23). Apesar de ter terminado a etapa de Cottbus da Copa do Mundo de ginástica de trampolim na 16ª colocação, com 29,380 pontos, ele carimbou o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 devido ao ranking das etapas da competição. A disputa na Alemanha foi a última a atribuir pontos para a classificação olímpica.

Em novembro do ano passado, Alice Gomes, também ginasta do Minas, chegou à final do Mundial da modalidade e cravou uma vaga brasileira para o torneio olímpico. Com as duas marcas, esta será a primeira vez que o Brasil terá atletas tanto no masculino quanto no feminino desse esporte em uma Olimpíada. 

“Estou muito feliz por conquistar essa vaga tão sonhada. Foi um ciclo olímpico intenso e até chegar aqui na Alemanha não sabia como seria a classificação, mas agora estou matematicamente garantido. Quero agradecer a todos que fizeram parte dessa conquista e torceram por mim, em especial ao Minas Tênis Clube que está comigo desde o início da minha trajetória. Bora para Paris”, comemorou Rayan.

O ginasta chegou ao Minas com 10 anos de idade, por incentivo da mãe e da avó. Ele foi aprovado na seleção mesmo sem ter tido contato algum com a modalidade antes disso. Desde essa época, o sonho foi chegar aos Jogos Olímpicos.

"O meu sonho desde criança é ser um atleta olímpico. O Minas abriu as portas para mim e, ao longo dos anos, se tornou a minha casa. O sonho que era apenas meu, passou a ser também de todos que fazem parte do meu dia a dia e ajudam no meu desenvolvimento, como os técnicos e os membros da equipe multidisciplinar. Já conquistamos feitos importantes e sinto que a ginástica brasileira passou a ser mais respeitada, muito em função do profissionalismo de dezenas de especialistas. Carrego com muito orgulho todos que contribuíram de alguma forma para que eu chegasse até aqui, especialmente a minha mãe e minha avó”, finalizou Rayan.

Mineiro de Belo Horizonte, Rayan Dutra completa 22 anos na próxima sexta-feira (29). Ele conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Ele se classificou para a competição no Chile ao vencer os Jogos Pan-Americanos Júnior, em Cali, na Colômbia, em dezembro de 2021.

Vale lembrar que as vagas conquistadas neste esporte não são automaticamente alocadas para os atletas, e sim, para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que realiza a convocação. No masculino, Rayan já foi confirmado, mas Alice 'disputa' a feminina com a colega Camila Gomes

(Com informações de Estadão Conteúdo)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!