A experiência de ter chegado do vice-campeonato mundial em 2015 deixa o mineiro Pedro Roque, de Belo Horizonte, mais tranquilo para a disputa do Red Bull Rubik's Cube World Championship, o Mundial de cubo mágico, que vai acontecer no dia 22 de setembro, em Boston (EUA).
Sabendo bem o nível da competição, ele tem no seu currículo um dos trunfos para dar o seu melhor. “Eu acho que o nível da competição vai ser muito alto. Os competidores têm um nível muito bom, alguns são recordistas continentais. Será um evento incrível", diz Pedro. As disputas serão todas no formato um contra um.
Estudante de Engenharia Elétrica do CEFET, Roque levará a experiência de quase 30 competições para surpreender e tentar chegar ao título em uma das quatro categorias. O Brasil estará representado em todas. Os campeões dividirão um prêmio de US$ 30 mil e ganharão anéis de diamantes produzido pela mesma empresa que fabrica os anéis do Super Bowl.
Os 50 participantes foram definidos após eliminatórias em 12 países. Pedro está na categoria masculina de montagem mais rápida do cubo com as duas mãos. As outras são: categoria feminina de montagem mais rápida do cubo com as duas mãos, categoria de montagem do cubo com apenas uma mão e uma inédita, em que o competidor precisa montar o cubo de forma desordenada, seguindo fielmente a organização de um cubo modelo.
“A minha preparação é um pouco diferente. Utilizo um método baseado na memorização. Nos primeiros segundos, só observo o cubo e depois de memorizar como estão as peças é que começo a montá-lo”, explica o gaúcho Diego Meneghetti, um dos principais nomes do Brasil na montagem do cubo com os olhos vendados.
O evento promete encontros com referências da modalidade, como Ernö Rubik, o arquiteto húngaro criador do Cubo Mágico e o australiano Feliks Zemdegs, atual recordista da montagem mais rápida do cubo, com apenas 4.22 segundos.
Mais Lidas
-
Leonardo Jardim explica ausência de substituições no Cruzeiro
-
Pri Daroit exalta nova levantadora e espera temporada de títulos
-
Goleiro do Atlético viaja para acertar com clube europeu
-
Cuca aponta causas da derrota do Atlético na Arena MRV
-
Lyanco, do Atlético, joga o clássico? Veja tempo de recuperação