Ocupando a 10ª posição no ranking mundial de mountain bike cross country, o brasileiro Henrique Avancini terá dois importantes desafios na Espanha para começar a temporada 2022. 

Avancini vai disputar a Internacionales XCO Chelva, tradicional prova de mountain bike cross country olímpico (XCO) que ocorre em Chelva, na Espanha. Na sequência, no outro final de semana, dia 27, Avancini competirá outra famosa prova espanhola, a Copa Catalana, em Banyoles.

“São duas provas de alto nível na Espanha. A Copa Catalana é uma prova que eu já tive a oportunidade de competir em 2020 quando eu venci. Essa é uma das competições mais tradicionais do mountain bike mundial. E Chelva vai ser minha primeira vez, ela é bem famosa pelo percurso de altíssimo nível", comenta Avancini, que vai poder desafiar alguns dos maiores nomes do mundo, que também estarão competindo durante toda a temporada.

"Ambas as provas já confirmaram uma participação em torno de 85% dos atletas tops da Copa do Mundo, o que eu acredito ser um grande teste, uma grande oportunidade para começar a temporada avaliando como foi feito o trabalho, aonde eu estou nesse começo de ano e poder fazer as adequações necessárias", analisa. 

Em 2021, Avancini chegou a liderar o ranking mundial. O segundo semestre do ano passado foi marcado por conquistas marcantes do ciclista, como o vice-campeonato mundial na categoria short track, competição disputada em Val di Sole, na Itália e a vitória na prova de short track da Copa do Mundo na Suíca, em Lenzerheide.

“Como sempre, eu pretendo estrear a temporada com boas performances, isso é algo que eu sempre almejo e busco, então o objetivo com certeza vai ser brigar pela ponta da classificação nas duas provas”, projeta.