A presença em cidades do interior de Minas fez com a Gerdau se colocasse na posição de retribuir e desenvolver as regiões onde atua. Ciente da importância do esporte como ferramenta de transformação, a produtora de aço aproveitou o patrocínio com o Minas Tênis Clube para disponibilizar aulas de vôlei e futsal nas cidades de Ouro Branco e Itabirito. Ouro Branco conta com a maior usina da Gerdau em todo o planeta, mostrando a importância da cidade na atuação da empresa.

Nesta quinta-feira, foi inaugurado, no município a 100km de Belo Horizonte, o projeto “O esporte como ferramenta de inclusão social” com a presença de autoridades e representantes da cidade, do clube e também da empresa. Dois atletas do alto rendimento estiveram presentes: o central Juninho, do Itambé Minas e o goleiro Everton, da equipe de futsal. A Gerdau é a patrocinadora master do time de vôlei feminino do Minas e também patrocina o time de vôlei masculino.

“Sempre acreditamos na força do esporte para a promoção da cidadania e essa iniciativa, junto com a Gerdau, vai criar oportunidades para centenas de jovens. Acredito que, em breve, poderemos ver o impacto e os resultados positivos desse projeto na formação de potenciais atletas e, principalmente, de bons cidadãos nos municípios onde a Gerdau possui operações”, projeta  o presidente do Minas, Ricardo Vieira Santiago.

Os ensinamentos da iniciativa serão importantes na vida dos jovens, que poderão usar muito do que aprendem em quadra do lado de fora das quatro linhas. 

“Acreditamos que o aprendizado esportivo e a cidadania são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. Queremos ir além das quadras e mostrar valores como disciplina, foco, coletividade. Fazer parte deste projeto é uma forma de deixar um legado definitivo para municípios onde estamos presentes e fazer dos jovens protagonistas do próprio futuro”, afirma  Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau.

Atletas de alto rendimento são espelhos para os jovens atendidos no projeto

O projeto vai atender cerca de 240 jovens entre seis e 17 anos, com todas as vagas sendo preenchidas rapidamente. Alguns deles estiveram na inauguração, que aconteceu no ginásio municipal, tendo a chance de estar a poucos metros de espelhos como de Juninho e Everton. 

"Comecei em um projeto parecido com esta iniciativa e aqui a gente pode ver a vontade deles aprenderem. Incentivo aqui não falta, os meninos parecem bem focados e interessados, é fruto de uma parceria muito legal. A dica que posso dar a eles é não desistir dos seus sonhos. Sonhar é de graça. Espero que eles possam aproveitar bem as oportunidades que este projeto oferece", conta Juninho, que está no Minas há sete anos, chegando ao clube ainda na categoria mirim. 

Juninho sabe da importância de servir de exemplo para os meninos atendidos pelo projeto. "Eu me lembro bem de quando fazia parte do time de base do Minas e algum jogador do adulto ia ao nosso treino por cinco minutos. Era surreal estar perto de uma inspiração e sei que isso também acontece com eles nos vendo aqui ao seu lado", pontua. 

O goleiro Everton, contratado pelo Minas há quatro meses, destaca a iniciativa, sabendo que ações como esta poderiam acontecer com mais frequência. "Não são todos os patrocinadores que desenvolvem projetos como este. Eu me desenvolvi por meio de um projeto social, no interior de Pernambuco. O esforço pode fazer esses meninos a irem longe na vida. Com força de vontade, eles podem chegar onde quiserem", recorda o jogador de 19 anos. 

Atuação da Gerdau na cidade é fundamental para o desenvolvimento social

A Gerdau chegou em Ouro Branco ainda na década de 1970, permitindo uma transformação no município. Os 8 mil moradores se transformaram nos mais de 40 mil nos dias de hoje. 

"A importância da empresa aqui na cidade é fundamental, assim como na região. A Gerdau foi fundamental na pandemia, contribuiu em várias áreas como esporte e agricultura, fico muito feliz da parceria ter chegado ao esporte. Eu sou um grande fã de vôlei, é muito significativo pra gente termos um parceiro do tamanho do Minas, graças a esta ponte feita pela Gerdau", agradece o prefeito Hélio Campos (PSDB).