Quem acompanha o tênis já pôde reparar que, em Wimbledon, o torneio mais antigo da modalidade, todos os tenistas jogam de branco. Mas a que se deve esse fato?

Por ser o Grand Slam mais antigo - e mais tradicional -, Wimbledon é coberto de tradições que abrangem o que acontece dentro e fora da grama. Elas vão desde a cabine real, até a prestigiosa quadra central, que até hoje permanece livre de publicidade. Mas, sem dúvidas, um dos conceitos que mais chamam atenção dos espectadores é o dress code: Em Wimbledon, todos os participantes devem usar branco nos jogos. Entenda o motivo dessa regra.

Por que tenistas usam branco em Wimbledon?

O uso de roupas predominantemente brancas faz parte do código de vestimentas de Wimbledon há mais de um século, por um motivo bastante específico.

O torneio foi criado em 1877, e em 1880 a regra foi instaurada pelo fato de manchas de suor serem consideradas impróprias. Por serem mais aparentes em roupas coloridas, o uso de branco foi obrigatório para minimizar a visibilidade do suor nos tenistas, segundo a enciclopédia Britannica. Após virar regra, se tornou difícil revogar em um torneio tão ligado às tradições.

Até hoje, as regras são bastante específicas. No site oficial de Wimbledon, a parte do código de vestimentas explicita que os tenistas devem usar "trajes de tênis adequados, quase inteiramente brancos, aplicado a partir do ponto em que o jogador entra na quadra", e cita especificamente não ser permitido usar trajes de cor 'off white' ou creme. Faixas coloridas podem aparecer nas roupas contando que sejam perto do pescoço ou das mangas e não ultrapassem um centímetro de espessura.

A regra também se aplica a calçados. Em 2013, Roger Federer foi advertido por usar um tênis branco com a sola cor laranja, sendo proibido de utilizar o mesmo calçado na partida seguinte.

Mudança de regra em 2023 para mulheres

Em 2023, Wimbledon flexibilizou o código, permitindo que mulheres usem shorts de cor sólida escura por baixo da saia (ou shorts) utilizada em jogo, contando que sejam mais curtos. A mudança foi realizada após as tenistas protestarem constantemente sobre o assunto, afirmando que, durante o período menstrual, a ansiedade e o medo das roupas ficarem manchadas atrapalharem o desempenho na quadra.

Em 2015, por exemplo, a britânica Heather Watson atribuiu sua derrota no Australian Open às roupas brancas e à menstruação. Para ela, o medo de ser fotografada com alguma mancha de sangue a deixou tão preocupada que ela não conseguiu jogar no mais alto nível.