A Cadillac confirmou, nesta terça-feira (26 de agosto), que Valtteri Bottas e Sergio Pérez representarão a equipe que estreia no grid em 2026. O time americano priorizou os veteranos, que, juntos, já acumulam mais de 500 largadas na categoria, em uma tentativa de garantir competitividade na primeira temporada na Fórmula 1.

O anúncio foi feito por um vídeo divulgado nas redes sociais, com participação do ator Keanu Reeves, que narra a gravação. “Poucos são chamados, menos ainda são escolhidos”, enuncia o artista, que descreve a Cadillac como “os padrinhos da glória americana”. Momentos depois, Bottas e Pérez levantam capacetes para revelar que são a dupla escolhida pela Cadillac.

Antes como segundos pilotos na Mercedes e Red Bull, respectivamente, Bottas e Perez já chegaram a conquistar vice-campeonatos na categoria. O finlandês foi vice-campeão da F1 nas temporadas de 2019 e 2020, vencidas por Lewis Hamilton, enquanto Checo (apelido de Sergio Pérez) conquistou o feito em 2023, quando Max Verstappen venceu o campeonato. 

Com 246 corridas já feitas na categoria, Bottas tem 10 vitórias na Fórmula 1 e é o piloto que acumulou mais pontos na categoria sem vencer um Campeonato Mundial. O finlandês de 35 anos passa a temporada de 2025 como piloto reserva, de volta à Mercedes, após perder o assento na Sauber (agora Stake F1 Team KICK Sauber).

Checo Perez, por sua vez, soma 35 pódios e seis vitórias na Fórmula 1 em 250 corridas iniciadas na categoria. O piloto mexicano, também de 35 anos, retorna ao automobilismo após ter o contrato encerrado pela Red Bull Racing no fim da temporada de 2024, após uma temporada difícil ao lado do atual campeão, Max Verstappen.

Ao lado da Haas, última equipe a se juntar à Fórmula 1, em 2026, a Cadillac será o segundo time estadunidense na categoria. A 11ª equipe do grid de Fórmula 1 vai utilizar motores Ferrari até 2029, quando começa a desenvolver os próprios propulsores. A expectativa é de que Bottas e Perez iniciem integração ao projeto da Cadillac ainda este ano, participando de testes com o SF-23, carro da Scuderia Ferrari utilizado para o campeonato de 2023.