Não teve para ninguém. A supremacia da Mercedes na temporada 2016 da Fórmula 1 é incontestável. Seus pilotos dividiram os pódios praticamente em todos os GPs e, na maioria deles, intercalando o primeiro lugar. É por isso que o Brasil pode definir, de maneira antecipada, o grande campeão da Fórmula 1. Nico Rosberg tem 19 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe, Lewis Hamilton. O inglês é o único que pode tirar o título do alemão e conquistar o tetracampeonato.
Pela ameaça iminente, o SuperFC avaliou quais são as possibilidades de Rosberg se sagrar campeão em terra tupiniquim.
1. Só depende dele
É vencer ou vencer. A vitória em Interlagos tira qualquer chance de Hamilton atrapalhar os planos do companheiro. Independente da posição do inglês, se Rosberg vencer, amplia a vantagem para mais 25 pontos, sendo inalcançado pelo adversário.
2. Chegar em segundo e torcer contra o inglês
Se Rosberg chegar em segundo, para ser campeão no Brasil, Hamilton deve chegar, no máximo, em quarto lugar. Assim, mesmo que o inglês vença em Abu Dhabi, os critérios de desempate dão o título ao alemão
3. Permanecer três posições à frente
Caso o domingo seja um dia de azar para Rosberg e o piloto não liderar a prova, nem alcançar o segundo lugar, ele terá que segurar a sua posição e a do adversário. Mais do que isso, será preciso alguns aliados para manter Hamilton três carros depois do seu. Por exemplo: chegou em terceiro, alemão? Então torce para o inglês chegar em sexto. E assim, sucessivamente.
Caso a situação seja muito adversa, Rosberg pode contar com o empenho de Massa. O brasileiro se despede da Fórmula 1 nesta temporada e, por isso, quer fazer uma boa corrida em Interlagos. Recentemente, o piloto comentou que almeja conquistar pelo menos um lugar no pódio, mesmo reconhecendo as limitações de sua equipe neste ano, a Williams.
Hamilton teve o melhor aproveitamento no primeiro treino, em São Paulo. Mas vale lembrar que o piloto nunca venceu por aqui. Nesse ponto, então, o retrospecto é favorável ao atual líder da temporada.
Campeões em Interlagos
Nesse clima, o SuperFC aproveitou a ocasião para relembrar os pilotos que foram campeões no Brasil.
2005 – Fernando Alonso
O piloto foi o primeiro a se sagrar campeão da Fórmula 1 no Brasil. À época, o espanhol fazia parte da Renault e conquistou o título com duas corridas de antecipação.
2006 – Fernando Alonso
Com aproveitamento similar ao ano anterior, Alonso repete o feito de 2005 e se torna campeão em Interlagos, novamente pela Renault. Nesse ano, o Brasil encerrou a temporada.
2007 – Kimi Raikkonen
A Ferrari voltou a conquistar um título da Fórmula 1 com finlandês dirigindo um de seus carros. O Brasil também encerrou a temporada de 2007.
2008 – Lewis Hamilton
Nesse ano, a pole ficou com o brasileiro Felipe Massa. O inglês, então piloto da McLaren, chegou em quinto lugar. Mesmo assim, a pontuação foi suficiente para fazer dele o campeão daquela temporada.
2009 – Jenson Button
Penúltima corrida do ano, o também inglês Jenson Button foi campeão em Interlagos, com a Brawn.
2012 – Sebastian Vettel
Correndo pela Red Bull, o alemão foi o último campeão da F1 no Grande Prêmio do Brasil, sendo Interlagos, a última pista da temporada.