A Ferrari utilizará uma pintura comemorativa nos carros de Charles Leclerc e Lewis Hamilton durante o Grande Prêmio de Monza, na Itália. A escuderia italiana anunciou a novidade nesta quarta-feira (3/9), em celebração aos 50 anos do primeiro título mundial conquistado pelo austríaco Niki Lauda na Fórmula 1.

Os modelos SF-25 apresentarão um branco mais proeminente nas tampas do motor, além de números e calotas em estilo retrô. O tom vermelho utilizado será o mesmo da época em que Lauda competia, criando uma conexão visual com o Ferrari 312T que o piloto conduziu ao título em 1975.

A homenagem inclui duas faixas nas laterais dos carros com os nomes dos atuais pilotos. Os uniformes também passarão por modificações, com macacões, sapatilhas e capacetes inspirados no design da época de Lauda.

 

Pintura especial da Ferrari para o GP de Monza homenageia Niki Lauda. Divulgação | Scuderia Ferrari.

Quem foi Niki Lauda

Niki Lauda construiu uma carreira notável na Fórmula 1, acumulando 25 vitórias, 24 poles positions e 54 pódios. O piloto austríaco conquistou seu primeiro título mundial em 1975 pela Ferrari, tendo o brasileiro Emerson Fittipaldi como principal adversário. Lauda voltou a ser campeão pela equipe italiana em 1977 e o terceiro título veio em 1984, defendendo as cores da McLaren.

O tricampeão mundial de Fórmula 1 morreu em maio de 2019, aos 70 anos. O velório do ex-piloto austríaco contou com a presença de familiares, amigos, dos pilotos da Mercedes Lewis Hamilton e Valtteri Bottas e de ex-pilotos como Alain Prost, Nelson Piquet, Gerhard Berger e Nico Rosberg, além de autoridades e personalidades.

Grande Prêmio de Monza

O GP de Monza marca o retorno da Fórmula 1 após a etapa da Holanda. A corrida italiana será especial para Hamilton, homenageando um de seus mentores em sua primeira vez em Monza como piloto da Ferrari. O heptacampeão, no entanto, não terá um fim de semana fácil após sofrer uma punição que o fará perder cinco posições no grid de largada.

 

A McLaren lidera o Mundial de Construtores com 584 pontos, enquanto a Ferrari ocupa a segunda posição com 260 pontos.