Após um início de temporada desafiador, o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto conquistou um importante oitavo lugar no Grande Prêmio da Itália, realizado neste domingo. O resultado em Monza marca a quarta vez nas últimas seis corridas que o piloto da Sauber termina na zona de pontuação, um desempenho que solidifica sua presença no pelotão intermediário da Fórmula 1.
Mesmo com a comemoração, a corrida não foi isenta de percalços. Bortoleto reconheceu abertamente um erro no pit stop, mas fez questão de contextualizar o incidente, demonstrando maturidade e pragmatismo em sua análise pós-corrida.
Em uma corrida frenética, marcada por boas ultrapassagens, leves colisões e erros das equipes na troca de pneus, Max Verstappen fez valer a pole position, superou a McLaren e venceu o GP da Itália, neste domingo (7), no circuito de Monza - Lando Norris e Oscar Piastri completaram o pódio.
"Coloco na minha conta"
Um dos momentos de maior tensão para o piloto brasileiro foi a parada nos boxes. Competindo diretamente com Fernando Alonso, Bortoleto cometeu um erro na entrada para a troca de pneus, o que o fez perder tempo e posições.
"Coloco na minha conta essa, estava brigando por posição [com Fernando Alonso] e entrei um pouco rápido para o pit stop. Parei a uns 10 ou 15 centímetros a mais do que deveria e a roda direita travou", explicou o brasileiro. Para ele, no entanto, o deslize não alterou o desfecho da corrida. "Faz parte, não mudou muito a corrida, nosso ritmo estava ali. Estamos em posição sólida, de pegar top 10, talvez um oitavo ou sétimo lugar. É o que dá."
Apesar do contratempo, a recuperação de Bortoleto foi fundamental para o resultado. Ele conseguiu ultrapassar adversários na pista e, no final, herdou o oitavo lugar após uma punição a Kimi Antonelli, da Mercedes. Essa capacidade de se adaptar e buscar o melhor resultado, mesmo com imprevistos, demonstra a evolução do piloto em sua primeira temporada completa na F1.
Futuro com a Audi
Além de abordar o próprio desempenho, Bortoleto fez uma leitura perspicaz da corrida de outros competidores e do cenário da equipe. Ele destacou a boa prova de Alexander Albon, da Williams, que largou em 14º e chegou à frente, e comentou sobre a punição de Antonelli.
"Chegar à frente do Antonelli por ele ter sido punido é algo a mais porque teoricamente a Mercedes é mais rápida", disse. Sobre Albon, comentou: "Ele fez uma estratégia oposta, colocou ótimo ritmo com pneus duros e a Williams é sempre rápida aqui".
Para o brasileiro, o saldo da corrida é positivo. Ele enalteceu o trabalho da equipe e a evolução do carro, atribuindo o sucesso à gestão da Audi, que vem investindo forte na escuderia.