Tudo pronto!

Campeonato Mineiro feminino terá início em setembro; saiba mais sobre a disputa

Diferente do último ano, o torneio contará com seis times, sendo América, Atlético e Cruzeiro os representantes da capital

Por Duda Gonçalves
Publicado em 20 de agosto de 2021 | 13:36
 
 
 
normal

A Federação Mineira de Futebol divulgou, nesta quinta-feira (19), o regulamento e a tabela do Campeonato Mineiro feminino de 2021. A competição terá início em 24 de setembro e previsão de término em 13 de novembro, e contará com seis clubes participantes: América, Atlético, Cruzeiro, Funorte, Ipatinga e Social.

No último ano, o torneio contou com apenas quatro clubes, e ao término da primeira fase os dois melhores foram à final. O Galo bateu o Cruzeiro no Mineirão e sagrou-se campeão; agora, o time de Hoffmann Túlio, que conquistou o acesso à elite do futebol feminino nesta temporada de forma invicta, defenderá o título.

As novidades ficam por conta das equipes que vão disputar pela primeira vez o Estadual. O Funorte, natural de Montes Claros, firmou parceria com um time Futsal para disputar a competição; será a primeira vez que a cidade terá um representante no futebol feminino. No último sábado (16), o time realizou uma seletiva para captar atletas. O objetivo do clube é, além de brigar pelo título, conquistar vaga para o Brasileirão A3 feminino em 2022.

O Social Futebol Clube, de Coronel Fabriciano, também vai debutar no Mineiro. O time retomou as atividades do feminino neste ano, e visa uma vaga no Brasileiro A-3; até o momento 18 atletas já foram anunciadas pelo clube para a disputa, como por exemplo a atacante Geisi Fiorotti, que estava no Bahia, e acumula convocações para a Seleção Brasileira Sub-20.

Com campanha de encher os olhos nesta temporada, o Atlético vai entrar na briga pelo bicampeonato. A equipe está na reta final de disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A-2, e antes do começo do Mineiro, vai encarar o Cresspom no jogo de volta da semifinal da Série A2, em busca de uma vaga na final - prevista para 29 de agosto e 5 de setembro.

Diferente do rival, o Cruzeiro não vai precisar dividir as atenções em sua preparação, pois tem pela frente somente o Mineiro. AS  Cabulosas se garantiram na A1 de 2022, mas encerrou sua participação ainda na primeira fase. Desde então, algumas atletas deixaram o time, como Mariana Santos, Stephanie Zuniga, Jajá, Thayla, Joelma e Taty Silva.

O América concentra suas atenções no Mineiro, após ficar pelo caminho Brasileiro A-2. A equipe comandada por Nádima Skeff mira o tetracampeonato e claro, retomar a hegemonia no estado. No ano passado as Spartanas foram terceiras colocadas, com 4 pontos, e não chegaram na final.

Por fim, o tradicional Ipatinga chega para a competição com uma mudança no comando. Kethleen Azevedo retorna ao clube para buscar uma vaga na Série A3; a técnica foi campeã mineira em 2015 e vice-campeã em 2016, 2018 e 2019. A expectativa é de que a temporada seja melhor do que a última, quando o clube firmou parceria com o Ideal, e enfrentou dificuldades financeiras. No ano passado o time foi o 4° colocado, com três pontos. 19 atletas foram anunciadas para a disputa do Estadual.

Presença de público

Apesar da permissão para retorno do público nas competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF), como já ocorre no Módulo II do Campeonato Mineiro, ainda há incerteza sobre a presença de torcedores nos estádios. A reportagem do Super.FC procurou a entidade, que afirmou que vai se pronunciar em breve sobre o assunto.

Formato

O formato de disputa segue o mesmo, onde na primeira fase os clubes se enfrentam em jogos de ida e volta em cinco rodadas, e os quatro melhores colocados se classificam para as semifinais, também realizada em dois jogos. A final segue com partida única, em local e horário a serem definidos.

Confira a tabela da primeira fase 

1ª rodada

24/09: América x Social, às 15h, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte
25/09: Atlético x Funorte, às 15h, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte
25/09: Cruzeiro x Ipatinga, às 15h, na Arena Vera Cruz, em Betim

2ª rodada

2/10: Atlético x América, às 15h, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte
2/10: Ipatinga x Funorte, às 15h30, no Ipatingão, em Ipatinga
3/10: Social x Cruzeiro, às 10h, no Luisão, em Coronel Fabriciano 

3ª rodada

9/10: Ipatinga x Social, às 15h, no Ipatingão, em Ipatinga
10/10: Funorte x América, às 15h, no José Maria Melo, em Montes Claros
10/10: Cruzeiro x Atlético, às 15h, na Arena Vera Cruz, em Betim

4ª rodada

16/10: América x Ipatinga, às 15h, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte
17/10: Social x Atlético, às 10h, no Luisão, em Coronel Fabriciano
17/10: Cruzeiro x Funorte, às 15h, na Arena Vera Cruz, em Betim

5ª rodada

23/10: América x Cruzeiro, às 15h, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte
23/10: Atlético x Ipatinga, às 15h, na Cidade do Galo, em Vespasiano
23/10: Funorte x Social, às 15h, no José Maria Melo, em Montes Claros

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!