O Consulado Geral da República Argentina em Belo Horizonte emitiu uma série de recomendações destinadas aos torcedores do Boca Juniors que viajarem ao Brasil para assistir ao próximo jogo do time. Na noite de quinta-feira (22/8), o clube enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão.

Entre os principais pontos, está a questão do preconceito. São comuns as cenas de argentinos praticando gestos racistas em direção aos brasileiros, como aconteceu no duelo entre Boca e Cruzeiro, na semana passada, em Buenos Aires – um torcedor foi detido.

"Canções, gestos ou insinuações com conteúdo e interpretação racista são puníveis por lei no Brasil e resultam em detenção e prisão. É preciso evitar qualquer tipo de desrespeito ao povo brasileiro", informou o consulado. No país, racismo é crime desde 1989, com pena de dois a cinco anos e multa.

Também houve sugestão quanto ao comportamento dos xeneizes. "Recomenda-se ter um comportamento correto durante o jogo e não responder a provocações que possam surgir de preconceitos locais. Consta que o consumo de entorpecentes é severamente punido no Brasil", publicou.

Além disso, o consulado sugere que os torcedores do Boca Juniors que forem a BH, independentemente do meio de transporte, faça um seguro viagem. "Só é possível ir à rede pública em caso de emergência. O pagamento pelos cuidados prestados também poderá ser solicitado se a pessoa não for residente. A rede privada é geralmente muito cara", completou.

Como Argentina e Brasil fazem parte do mesmo bloco econômico (Mercosul), são aceitos como documentos de identificação tanto o passaporte quanto a identidade nacional. Quem vier dirigindo, precisa estar com documentação do veículo em ordem, carteira de habilitação válida e seguro Mercosul.

Jogo

Cruzeiro e Boca Juniors se enfrentam na próxima quinta-feira (22/8), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. Devido à derrota por 1 a 0 na ida, o time brasileiro precisará vencer por pelo menos dois gols de diferença para avançar às quartas de final, ou ganhar por um e decidir nos pênaltis.

No estádio La Bombonera, em Buenos Aires, mais de 2 mil cruzeirenses marcaram presença. A expectativa é que um número parecido de xeneizes compareça à capital mineira e ao Gigante da Pampulha nesta semana.