O corpo do jogador Juan Izquierdo, que passou mal durante um jogo contra o São Paulo no Morumbi, pela Libertadores, e que morreu nesta terça-feira (27/8), chegou a Montevidéu nesta quinta-feira, 29 de agosto. O uruguaio será velado na sede do Nacional das 11h às 13h, de acordo com informações do clube. A agremiação decretou cinco dias de luto com bandeiras a meio mastro e vai manter apenas serviços básicos ativos.
Por meio das redes sociais, o clube uruguaio informou que o acesso ao velório será feito pela Avenida 8 de outubro e pediu ainda que a movimentação dos fãs seja realizada de forma organizada no local. A postagem informa ainda que não haverá funeral.
Muitas pessoas chegaram à sede do Nacional durante o dia, para deixar flores, velas, desenhos, mensagens e bandeiras do clube ou do Uruguai. Também compareceram torcedores do Peñarol, onde Izquierdo jogou, e do Nacional.
No Uruguai o campeonato local foi suspenso e não haverá jogos no fim de semana. A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) declarou luto até domingo, incluindo nesse período a suspensão de todas as suas atividades competitivas.
Astros como Luis Suárez, ex-jogador do Nacional, e ex-atletas da seleção uruguaia, como Diego Forlán, se despediram em suas redes sociais de "Negrón", como Izquierdo era carinhosamente chamado.
Morte de Izquierdo
Juan Izquierdo estava internado na unidade de terapia intensiva do Hospital Albert Einstein desde o dia 22 de agosto. O boletim médico divulgado no domingo já havia constatado quer era grave a condição do atleta e que seu quadro havia piorado depois que foram identificados progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão do crânio.
Segundo os médicos, o desmaio em campo foi provocado por uma arritmia. Minutos depois, o jogador teve uma parada cardíaca na ambulância a caminho do hospital e foi necessário o uso do desfibrilador para reanimá-lo.