A Atalanta (2ª) desperdiçou uma grande oportunidade de voltar ao topo da Serie A, pelo menos provisoriamente, ao empatar em 0 a 0 na visita à Udinese (9ª), neste sábado (10/1), pela 20ª rodada. O duelo foi no Bluenergy Stadium, em Bergamo. 

Se tivesse vencido, o time de Bérgamo teria alcançado o Napoli (1º) em número de pontos e o teria ultrapassado com um melhor saldo de gols, à espera do jogo do time de Antonio Conte de domingo, no estádio Diego Maradona, contra o modesto Hellas Verona (17º).

O empate deixa a 'Dea' a dois pontos dos napolitanos, que agora podem ampliar essa margem. Além disso, a Atalanta está ao alcance da Inter de Milão (3ª, dois pontos), que no domingo visita outra equipe da zona de rebaixamento, o Unione Venezia (19º).

A Atalanta pode até se dar por satisfeita com o ponto obtido em Udine neste sábado. O time foi dominado no primeiro tempo e inclusive o veterano chileno Alexis Sánchez mandou duas bolas na trave de Marco Carnesecchi antes do intervalo.

“Eles foram melhores que nós, mais intensos que nós. Sofremos durante todo o primeiro tempo e tivemos sorte”, admitiu o técnico Gian Piero Gasperini à DAZN. "Fomos um pouco melhores na segunda etapa, mas no final foi um ponto importante".

O ano de 2025 está sendo positivo por enquanto para o time de Bérgamo, que entre o início de outubro e o final de dezembro emendou onze vitórias consecutivas na Serie A, algo que nunca havia conseguido em sua história.

Porém, nos últimos dois jogos na Serie A, somou apenas dois pontos e também foi derrotado nas semifinais da Supercopa da Itália pela Inter de Milão (2-0).

Em outra partida da primeira rodada, neste sábado, o Lecce (13º) saiu da zona de rebaixamento ao vencer o Empoli (14º) por 3 a 1, com dois gols do montenegrino Nikola Krstovic. (AFP)