O Futebol Clube de Alverca, da cidade localizada na região do Ribatejo, será a nova sensação da Primeira Liga de Portugal na temporada 2025/26. Após ser adquirido por empresários ligados a Vini Jr, o clube, recheado de brasileiros no elenco e na direção, conquistou o acesso à primeira divisão do futebol português depois de 21 anos. Em entrevista exclusiva ao Lance!, o goleiro brasileiro João Bravim, um dos grandes destaques da campanha, deu detalhes sobre o projeto, contou sua experiência no país e a relação dos brasileiros com portugueses.
— Quando cheguei no Alverca, há sete anos atrás, os antigos donos tinham o projeto de chegar na Primeira Liga em 5 ou 6 anos. Eu tive algumas propostas, saí para o Casa Pia, mas depois voltei e aceitei o desafio porque gosto muito do Alverca e confiava nas pessoas que estavam lá. Foi a melhor escolha que eu fiz. Dei uns passos atrás para dar passos para frente, conseguimos ser campeões e pegar o acesso. A cidade interage e abraça o clube, voltou a acreditar no time que estava há muito tempo adormecido. O Alverca não jogava a primeira divisão há 21 anos. Então, a minha felicidade foi ver toda a cidade comemorando a nossa subida, foi ver toda a gente envolvida. Foi muito gratificante, porque, quando eu cheguei há sete anos, era um sonho chegar à primeira divisão — disse João Bravim, em exclusiva ao Lance!.
João Bravim passou pela base do Cruzeiro e do Santos, mas só foi estrear profissionalmente em Portugal. Após algumas passagens em outras equipes do país, o goleiro retornou ao clube que o formou, e foi um dos líderes da subida do time para a elite. A confirmação do acesso veio no dia 16 de maio, última rodada da Liga 2, quando a equipe treinada por Vasco Botelho venceu o Portimonense por 2 a 1 e ficou um ponto abaixo do campeão Tondela.
Vini Jr e um grupo de investidores brasileiros e espanhóis adquiriram, em fevereiro deste ano, 70% da SAD (Sociedade Anônima Desportiva) que controla o clube. O goleiro sobre a importância da chegada dos novos donos, e fez um paralelo com a direção anterior.
— Eu acho que todo mundo que trabalha e rema pelo mesmo lado tende a conseguir as coisas. Mesmo quando eram os antigos donos, o Dr. Ricardo Vicintin, e agora com os novos donos brasileiros ligados ao grupo, sempre fizeram de tudo para o Alverca estar no principal escalão do futebol português. E muito da conquista desse trabalho se deve às duas administrações, tanto a antiga como a nova. São pessoas extremamente sérias e profissionais, que sempre deram tudo o que o jogador de futebol precisa para praticar o esporte — analisou.

Relação de brasileiros com o Alverca
A boa relação entre Brasil e Alverca não se resume a apenas o clube, como também a cidade. Cerca de 10% dos 40 mil habitantes do município do Ribatejo são compostos por brasileiros, e no elenco atual da equipe tem 14 atletas do país. Ao Lance!, João contou a experiência de viver em Portugal há sete anos e a adaptação no futebol e no cotidiano do país.
— Eu acho que não só em Alverca, mas em Portugal é muito difícil você encontrar um clube que não tem um brasileiro. (Portugueses) São pessoas totalmente receptivas. Eles têm a cultura deles, claro, mas o brasileiro consegue se identificar com todo o mundo. Então, nós temos um grupo maravilhoso, tanto brasileiros quanto portugueses. Você olhava para cada um e não falava "esse é português" e "esse é brasileiro", porque todo mundo se abraçou, fez um grupo muito forte e muito do sucesso do Alverca se deve a isso: essa mescla de cultura e identidade.
— Sinceramente, falo por experiência própria, graças a Deus nunca sofri nada disso (xenofobia e preconceito em Portugal). Todo mundo sempre me tratou muito bem, sabendo que eu era jogador ou não. Tanto portugueses ou brasileiros sempre me trataram com respeito e bem. Acho que é por Alverca ter muitos brasileiros em qualquer lugar ou esquina que você vai, que vão te atender com sorriso… Então, eu vejo que Alverca é um lugar especial, porque a cidade abraça novas culturas, novas pessoas. Eu falo que é até engraçado que nos jogos do Alverca, quando olhamos para a torcida, vários com camisa do Cruzeiro, São Paulo e outros do futebol brasileiro, mas apoiando o Alverca.
📲 Acompanhe tudo de Futebol Internacional no Lance!. Notícias, informações e resultados em um só lugar.
