O Liverpool venceu o Preston North End por 3 a 1 neste domingo (13) em sua primeira partida desde a morte do atacante português Diogo Jota. O amistoso, disputado no estádio Deepdale, casa do time da segunda divisão inglesa, foi marcado por diversas homenagens ao jogador que morreu em um acidente de carro na Espanha no início do mês.

A polícia espanhola acredita que o jogador Diogo Jota estava dirigindo acima do limite de velocidade quando ele e seu irmão morreram em um acidente de carro em Zamora, no norte da Espanha. Antes do início da partida, o capitão do Preston, Ben Whiteman, depositou uma coroa de flores diante da torcida visitante, enquanto ambas as equipes usaram braçadeiras pretas e respeitaram um minuto de silêncio.

Torcedores nas arquibancadas entoaram cânticos em memória do atacante português várias vezes durante o jogo. Na última sexta-feira, o Liverpool anunciou a aposentadoria da camisa número 20, que pertencia ao jogador português.

"O que nos conforta é que em seu último mês de vida Jota foi campeão de tudo", declarou o técnico Arno Slot após a partida. "Um campeão para sua família, que é o principal, porque se casou. Um campeão para seu país, porque ganhou a Liga das Nações e sempre trazia a bandeira de Portugal para nossas comemorações. E um campeão para nós por ganhar o Inglês", completou o treinador.

Mohamed Salah foi escalado como titular e capitão da equipe para o amistoso. Van Dijk e Robertson não foram relacionados para o jogo, mas estiveram presentes no estádio. O técnico Slot utilizou formações diferentes em cada tempo da partida.

Os gols da vitória do Liverpool foram marcados por Conor Bradley, Darwin Nuñez e Gakpo. Liam Lindsay descontou para os donos da casa.

Durante a semana que antecedeu o amistoso, o técnico Slot e diversos jogadores do elenco visitaram as homenagens organizadas ao redor do estádio Anfield. "Sempre o levaremos conosco em nossos corações e em nossos pensamentos, aonde quer que formos", afirmou o treinador.

O atual campeão inglês retornará aos compromissos oficiais no dia 10 de agosto, quando enfrentará o Crystal Palace pela decisão da Supercopa da Inglaterra, marcando o início da temporada 2025/2026.