A Associação de Futebol do Japão anunciou nesta quarta-feira (28) que o técnico Hajime Moriyasu teve seu contrato renovado até 2026. O vínculo terminava neste ano.

Moriyasu fazia parte da comissão técnica de Akira Nishino, que comandou a seleção japonesa às oitavas de final da Copa do Mundo de 2018. Após a eliminação no torneio, Nishino saiu e o auxiliar foi efetivado.

O Japão fez 62 jogos sob o comando de Moriyasu: foram 41 vitórias, 9 empates e 12 derrotas.

Com o treinador, o país foi vice-campeão da Copa da Ásia em 2019, perdendo a final para o Catar. Também participou da Copa América como convidado no mesmo ano, mas caiu na fase de grupos

Já nas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo, conseguiu uma classificação tranquila. O Japão ficou em segundo lugar no Grupo B e garantiu vaga no Mundial com sete pontos de folga.

E foi na Copa do Mundo que o Japão conseguiu suas vitórias mais expressivas. Os Samurais Azuis bateram a Alemanha e a Espanha na fase de grupos.

Nas oitavas de final, a equipe de Moriyasu deu trabalho para a Croácia - algoz do Brasil no torneio -, mas caiu nos pênaltis após grande atuação do goleiro Livakovic.

Moriyasu é o primeiro técnico da história da seleção japonesa a permanecer no cargo após uma Copa do Mundo (Folhapress)